A pedofilia, noutro tempo

A sutura que hoje consideramos obrigatória entre a pedofilia e a violência sexual apagou por completo, ou recalcou, uma não muito distante discussão: “Os menores têm direito ao desejo”.

Pedofilia” é a palavra que designa, no nosso tempo, um mal absoluto, a monstruosidade das agressões e abusos sexuais sobre crianças. Os testemunhos que podemos ler no relatório da comissão independente que investigou as práticas pedófilas no seio da Igreja Católica conferem à palavra o grau mais elevado da pedocriminalidade. Tratando-se de actos praticados por homens sobre crianças e adolescentes maioritariamente do sexo masculino, torna-se demasiado fácil deduzir daí uma relação, que muitos gostam de estabelecer, entre pedofilia e homossexualidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários