Dieta cetogénica: a mais indicada para perder peso e favorecer a saúde?

Combater o excesso de peso e, ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria da saúde como um todo é o que a dieta cetogénica permite. A PronoKal é a solução ideal para a pôr em prática.

Foto

Se já experimentou vários tipos de dietas e nenhuma resultou é porque, muito provavelmente, ainda não encontrou a mais indicada para si e para o seu metabolismo. Ora porque são demasiado restritivas ou desequilibradas, ora porque deixam quem as segue sem energia, ou até porque não são eficazes ou permitem apenas uma perda de peso temporária. A verdade é que são muitos os motivos que tornam complexa a tarefa de descobrir a dieta certa para cada tipo de pessoa. Esta é precisamente uma das razões que leva a que haja quem sofra – e muito – por ter excesso de peso ou obesidade, o que acaba por ter sérias consequências na sua saúde em geral.

Só para termos uma ideia, um estudo realizado junto da população adulta nacional, entre os 18 e os 93 anos de idade, pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação, revelou que 38,2% das mulheres e 64,5% dos homens têm pré-obesidade ou obesidade. A nível internacional, o problema é igualmente relevante, com a Federação Mundial da Obesidade a estimar que mil milhões de pessoas globalmente, incluindo uma em cinco mulheres e um em cada sete homens, irão sofrer de obesidade em 2030.

Doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, problemas músculo-esqueléticos, diversos tipos de cancro, infertilidade e risco de morte prematura são algumas das consequências do excesso de peso e obesidade, segundo a Organização Mundial da Saúde, a que acresce também o forte impacto que esta situação tem na saúde mental de quem dela padece.

A eficácia da dieta cetogénica

Dietas há muitas, é verdade, mas com a eficácia e segurança demonstradas pelas dietas cetogénicas de muito baixas calorias (VLCKD na sigla em inglês), como as que integram os Métodos PronoKal, nem por isso. Vários estudos têm provado que estas dietas são, de facto, uma ferramenta importante no combate à obesidade, razão por que têm vindo a ser cada vez mais consideradas quando o objectivo é a perda de peso sustentada no tempo. Por exemplo, um grupo de investigadores levou a cabo uma revisão sistemática e meta-análise para avaliar a eficácia e segurança deste tipo de dietas em doentes com excesso de peso e obesidade, tendo chegado à conclusão que as dietas cetogénicas de muito baixas calorias constituem uma estratégia eficaz para a gestão do peso naquele grupo específico de pessoas. Apoiando-se nos dados obtidos, os autores sugeriram ainda que as directrizes futuras para a abordagem deste problema de saúde incluam uma recomendação específica para a utilização de VLCKD.

Entre os benefícios destas dietas – e que as diferenciam de muitas outras abordagens ineficazes – destaca-se o facto de preservarem a massa e a força musculares, manterem o metabolismo basal e provocarem a perda de peso à custa de perda de massa gorda e massa gorda visceral.

Foto

Mas existem outros benefícios da dieta cetogénica além de peso e que têm impacto na qualidade de vida, entre eles:

1. Melhoria a nível da sexualidade

Há evidências de melhorias ao nível da saúde sexual de quem segue este regime. Isso foi o que concluíram os investigadores que levaram a cabo uma outra pesquisa, segundo a qual, além dos bons resultados no controlo de impulsos alimentares, também a função sexual feminina apresentou progressos entre quem seguia uma dieta cetogénica com o Método da PronoKal, nomeadamente, registou-se um aumento da excitação, da lubrificação e do orgasmo feminino. Por outro lado, também os homens observaram melhorias na vida sexual ao sentirem uma diminuição do stress relacionado com o acto.

2. Apoio na fertilidade e na menopausa

Com efeito, com uma dieta cetogénica de muito baixas calorias, não só a perda de peso é significativamente mais eficaz do que com uma dieta padrão de baixas calorias, como também existem benefícios a nível metabólico: a lipoinflamação diminui e a sensibilidade à insulina aumenta. Tendo em conta que estes dois aspectos estão associados à infertilidade relacionada com a obesidade, facilmente se conclui que levar a cabo este tipo específico de dieta, integrada num estilo de vida saudável, não só contribui para a fertilidade e minimiza o risco de complicações associadas à obesidade, como também contribui para um peso saudável e para a melhoria da qualidade de vida.

Sabe-se que o metabolismo da mulher varia com a idade, tendendo a ficar mais lento a partir dos 40 anos. Por esta altura, a distribuição do peso, principalmente da gordura, começa a mudar e, quando a mulher chega à menopausa, o aumento de peso é muito mais do que uma questão estética, já que se torna também um problema de saúde, pois aumenta o risco de síndrome metabólica, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e colesterol elevado. Para ajudar nesta fase, uma dieta cetogénica de muito baixas calorias revela-se uma preciosa ajuda, pois sabe-se que uma alimentação pobre em hidratos de carbono pode ajudar a manter os níveis de insulina baixos e a melhorar o funcionamento do metabolismo.

3. Sistema imunitário potenciado

Mas os benefícios deste tipo de dietas não se ficam por aqui. Outro efeito que a dieta cetogénica de muito baixas calorias tem revelado prende-se com a melhoria do sistema imunitário, em comparação com outras intervenções para perder peso. Dados de um estudo espanhol recente, coordenado pelo CIBERObn, o Centro de Investigação Biomédica em Rede de Fisiopatologia da Obesidade e Nutrição de Espanha, concluiu que aquele tipo de dieta VLCKD, além de promover a desejada redução de peso, actua também como modulador do sistema imunológico, através do efeito dos corpos cetónicos, contribuindo para uma melhoria do sistema imunitário e das respostas anti-inflamatórias.

Foto

Porquê optar por Pronokal?

Optar por seguir uma dieta cetogénica de muito baixas calorias pode muito bem ser uma das melhores decisões que já tomou na vida. Mas é importante que o método seguido garanta total segurança para a sua saúde, seja realmente eficaz e também fácil de cumprir no dia-a-dia, para evitar desistências e garantir resultados que perdurem. Os três métodos propostos pela PronoKal garantem tudo isto, porque assentam em três pilares importantes:

Equipas multidisciplinares – Todas as pessoas que optam por um dos três Métodos PronoKal beneficiam de acompanhamento de uma equipa composta por um médico, que supervisiona e acompanha o tratamento de acordo com as necessidades individuais e avalia o progresso; por nutricionistas especializados, que fazem um aconselhamento individual, oferecem apoio psico-emocional, revêm os planos dietéticos, esclarecem dúvidas e partilham novos hábitos alimentares; por especialistas em actividade física, que disponibiliza um treino adaptado a cada realidade; e ainda por especialistas em coaching, que apoiam no processo de mudança e na identificação e eliminação de dificuldades e resistências.

Validação científica – Os Métodos PronoKal baseiam-se na dieta cetogénica de muito baixas calorias, que tem vindo a ser validada cientificamente, e através da qual a pessoa não sente fome nem falta de energia. Isto porque integram produtos com a fórmula exclusiva e patenteada ProteinDHA, provenientes de fontes naturais como o leite e a soja, e suplementados com DHA (uma proteína que actua directamente na redução da lipoinflamação). Assim, a fome diminui, a vontade de comer alimentos ricos em gordura também e regista-se um menor ganho de peso. Estes benefícios prolongam-se no tempo, o que ajuda na manutenção do peso ideal, mesmo depois de terminado o tratamento. Os Métodos da PronoKal têm também uma boa suplementação de vitaminas e minerais essenciais para um bom funcionamento do organismo, nomeadamente, do sistema imunológico. De salientar que todos os benefícios dos Métodos PronoKal têm vindo a ser comprovados cientificamente através de mais de 25 estudos clínicos realizados em várias áreas.

Uma solução para cada caso – Porque as necessidades de perda de peso não são iguais em todas as pessoas, existem três Métodos PronoKal:

  • Método PnKDefine – Indicado para quem pretende perder até 5kg em 36 dias, eliminar gordura localizada, tonificar, remodelar e melhorar a aparência corporal.
  • Método PnK – Destina-se a quem pretende perder até 9Kg num mês. A perda de peso é rápida e segura, começando a registar-se logo nos primeiros dias de tratamento.
  • Método PnKExpert – Tratamento de perda de peso eficaz e seguro, pensado para adultos com mais de 60 anos, com foco na preservação da massa muscular e melhoria da qualidade de vida.

Agora que já conhece os benefícios da dieta cetogénica integrada nos Métodos PronoKal, só tem de dar o primeiro passo e marcar a consulta médica com um dos médicos PronoKal. Estes especialistas estão distribuídos por todo o país, e disponíveis também para consultas online, para que não haja desculpas e a sua prioridade seja - mesmo - perder o peso que deseja e que a sua saúde tanto precisa.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários