Berardo volta a tentar travar nos tribunais extinção da fundação ligada à sua colecção de arte

Empresário quer que sejam declarados ineficazes despachos que ditam o fim da fundação e a constituição da sua comissão liquidatária. Este último não foi ainda publicado em Diário da República.

Foto
A 3 de Janeiro deixou formalmente de haver no CCB o Museu Colecção Berardo Nuno Ferreira Santos

A litigância entre José Berardo e o Estado em torno da colecção de arte depositada no Centro Cultural de Belém (CCB) conheceu novo desenvolvimento esta quinta-feira. Os advogados do empresário pedem agora em tribunal que seja declarada a ineficácia do despacho n.º 262-A/2023, de 5 de Janeiro, uma Resolução Fundamentada do Conselho de Ministros destinada a garantir a extinção da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Colecção Berardo (FAMC-CB)​ e a inibir os poderes dos administradores da fundação, presidida pelo próprio, até à nomeação da respectiva comissão liquidatária.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar