Portugal perde 6,75% de funcionários na UE em quatro anos e a queda pode agravar-se

Governo destina um milhão de euros em 2023 para aumentar o número de trabalhadores portugueses nas instituições europeias com divulgação, destacamentos da função pública, formação e bolsas de estudo.

Foto
A Estratégia Nacional para as Carreiras Europeias já está em marcha EPA/STEPHANIE LECOCQ

Embora os portugueses sejam dos europeus que mais emigram para trabalhar noutros países da União Europeia (UE), são também dos cidadãos mais sub-representados nos postos de trabalho das instituições europeias face aos restantes Estados-membros. Especialmente na Comissão Europeia, que emprega 80% dos funcionários da UE. A 1 de Janeiro de 2022, segundo dados fornecidos ao PÚBLICO pela Comissão Europeia, a taxa de representação de Portugal nesta entidade era de 2,4%, embora a taxa de referência estabelecida para o país seja de 3,1%.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 48 comentários