No circo-teatro do Coliseu do Porto, uma companhia em fuga encontra pouso

O circo do Coliseu do Porto tem sessões até 8 de Janeiro, com serviços de audiodescrição e de língua gestual portuguesa. 

Priscila Fernandes Paulo Pimenta
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Priscila Fernandes Paulo Pimenta

Talvez seja assim um circo liderado por um palhaço, pensamos. Ali, ninguém parece levar-se muito a sério apesar dos truques bem sérios que, à vez, apresentam na conhecida pista circular do Coliseu do Porto, agora um “deserto cyberpunk” prestes a ser agitado por uma companhia de circo.

A história (que no circo-teatro também as há) é um piscar de olho à fábula Os Gigantes da Montanha, de Pirandello, e um aceno vigoroso, de corpo inteiro (independentemente do corpo que seja e com grande probabilidade de estar de cabeça para baixo), ao papel central da arte e da festa na construção de uma comunidade ou de um lugar, apresenta-o Rui Paixão, ex-Cirque du Soleil. É ele o palhaço-vilão encarregado da direcção artística do espectáculo que, até 8 de Janeiro, de quarta-feira a domingo, com sessões com serviços de língua gestual portuguesa e audiodescrição, junta suspensão capilar, ilusionismo, diábolos, malabarismo, roda cyr ou rolla bolla ao som da Banda da Festa do Circo, sentada nos camarotes – e onde os únicos animais que aparecem são uma víbora de peluche e um dragão chinês. 

O cabaretier foi substituído por um narrador, o actor Paulo Azevedo, que introduz os artistas de seis países, depois de dois anos em que a pandemia de covid-19 dificultou a contratação de artistas circenses internacionais (mas não parou o circo de Natal, que faz 81 anos em 2022). “Um circo põe-se em pé num instante, onde quer que se esteja”, diz, depois, de um homem (Dmitry Alexandrov) de cabeça rapada e saia comprida parar de girar um cubo que, no ar, se torna um objecto de formas fluidas. Este parece, pelo menos, ter um pouso bem marcado.

Dmitry Alexandrov ajuda Paulo Azevedo, actor e narrador, com os últimos retoques, nos bastidores do Coliseu do Porto
Dmitry Alexandrov ajuda Paulo Azevedo, actor e narrador, com os últimos retoques, nos bastidores do Coliseu do Porto Paulo Pimenta
Priscila Fernandes a aquecer, antes de entrar em cena
Priscila Fernandes a aquecer, antes de entrar em cena Paulo Pimenta
Rui Paixão assume a direcção artística do circo com uma grande componente dramatúrgica
Rui Paixão assume a direcção artística do circo com uma grande componente dramatúrgica Paulo Pimenta
Uma cortina separa os bastidores da pista circular
Uma cortina separa os bastidores da pista circular Paulo Pimenta
Mauricio Jara, artista circense da Costa Rica que vive em Portugal. É professor de pinos no Instituto Nacional de Artes Do Circo in Portugal
Mauricio Jara, artista circense da Costa Rica que vive em Portugal. É professor de pinos no Instituto Nacional de Artes Do Circo in Portugal Paulo Pimenta
As "gémeas" Carolina Vasconcelos e Emilia Parol
As "gémeas" Carolina Vasconcelos e Emilia Parol Paulo Pimenta
Dmitry Alexandrov
Dmitry Alexandrov Paulo Pimenta
Mauricio Jara
Mauricio Jara Paulo Pimenta
Nico Pires, também ex-Cirque du Soleil, nos diábolos
Nico Pires, também ex-Cirque du Soleil, nos diábolos Paulo Pimenta
O circo tem música ao vivo, com direcção musical de Ramón Galarza
O circo tem música ao vivo, com direcção musical de Ramón Galarza Paulo Pimenta
O circo tem sessões até 8 de Janeiro, com serviços de audiodescrição e língua gestual portuguesa
O circo tem sessões até 8 de Janeiro, com serviços de audiodescrição e língua gestual portuguesa Paulo Pimenta
Pedro Matias tem um número de rolla bolla
Pedro Matias tem um número de rolla bolla Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Mauricio Jara passa largos minutos de cabeça para baixo
Mauricio Jara passa largos minutos de cabeça para baixo Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
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Carmo Madeira
Carmo Madeira Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
O circo de Natal do Coliseu do Porto não tem animais desde 2015.
O circo de Natal do Coliseu do Porto não tem animais desde 2015. Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta