Vitória do Uruguai ficou curta para chegar aos “oitavos”

Os sul-americanos derrotaram o Gana, por 2-0, mas falharam a qualificação no Mundial 2022 por um golo.

Foto
Luis Suárez está fora do Mundial 2022 EPA/Tolga Bozoglu

Até aos 85 minutos, o jogo pareceu perfeito para o Uruguai. Aos 21’, Rochet defendeu um penálti; aos 26’ e 31’, um “bis” de Arrascaeta garantia uma vitória, por 2-0, que parecia suficiente para os uruguaios se juntarem a Portugal nos oitavos-de-final do Mundial 2022. Porém, aos 85’, os sul-americanos gelaram no Al Janoub Stadium: a notícia do golo que garantiu o triunfo da Coreia do Sul contra a selecção portuguesa fazia a diferença, tornado curta a vitória do Uruguai.

Numa partida que começou tensa e com doses de agressividade elevados, o Gana, que garantia a qualificação em caso de vitória, começou melhor e, aos 21’, teve uma excelente oportunidade para ganhar vantagem, mas Sergio Rochet defendeu um penálti marcado por André Ayew.

O desperdício africano fez o Uruguai ganhar confiança e, num ápice, os sul-americanos colocaram-se a ganhar por 2-0, com um bis de Arrascaeta: aos 26’, o jogador do Flamengo aproveito uma defesa incompleta e marcou de cabeça; aos 31’, finalizou uma excelente jogada colectiva do ataque uruguaio.

Apesar de terem existido um par de oportunidade para ambas as selecções, o jogo manteve-se morno até aos 85 minutos, quando chegou a notícia que os coreanos estavam a vencer Portugal.

Virtualmente afastado – precisava de mais um golo para superar a Coreia do Sul -, o Uruguai lançou-se para o ataque – Arrascaeta, Suarez e Darwin já tinham substituídos -, mas, em 13 minutos, não voltou a marcar, apesar de no período de descontos Cavani ter reclamado uma falta dentro da área - o jogo terminou com o árbitro alemão Daniel Siebert rodeado pelos jogadores sul-americanos.

Com este resultado, os uruguaios concluíram o Grupo H com quatro pontos, os mesmos que a Coreia do Sul, mas tendo a mesma diferença de golos que os asiáticos, ficaram afastados dos oitavos-de-final - é a primeira vez desde 2002 - por terem menos golos marcados (quatro contra dois).

Sugerir correcção
Comentar