Eles esvaziaram os pneus de 900 SUV: “São poluentes e desnecessários”

Os Tyre Extinguishers dizem ter esvaziado os pneus de 900 SUV de oito países.

Foto
Activistas esvaziaram os pneus de 900 SUVs DR/Tyre Extinguishers

Na madrugada desta segunda para terça-feira, 900 donos de SUV de oito países acordaram com os pneus esvaziados. Foi uma acção dos Tyre Extinguishers, um grupo de activistas climáticos, que disse ter levado a cabo a “maior acção de sempre contra os SUV”.

“Esta é maior acção global coordenada contra veículos de alta emissão de carbono na história, com muitas mais para vir”, disse a organização em comunicado, citado pelo Guardian.

Os Tyre Extinguishers querem acabar com os SUV nas áreas urbanas. O modus operandi é simples e é apresentado no site: “Esvaziamos os pneus destes veículos massivos e desnecessários, causando inconvenientes aos seus donos.” Dizem estar a fazer estas acções porque “os governos e políticos falharam em proteger-nos destes veículos”. “Toda a gente os odeia, excepto quem os conduz”, escrevem.

Durante a última acção, foram esvaziados pneus nos Países Baixos, França, Alemanha, Reino Unido, Suécia, Áustria, Suíça e Estados Unidos.

No Twitter, Tom Haworth, que conduz ambulâncias em Yorkshire, escreveu: “Parabéns. Esvaziaram os pneus de um veículo de emergência.” Mas a foto que juntou não permite perceber se se trata realmente de uma ambulância.

No site, o grupo explica que, além de poluentes, estes carros são “perigosos” e “desnecessários”. E incentivam pessoas de todo o mundo a fazer o mesmo: há um separador que explica exactamente como esvaziar pneus.

Sugerir correcção
Ler 12 comentários