Há 3,1 milhões de animais de companhia registados em Portugal

Desde o início de 2021 foram registados 800 mil animais. Número de esterilizações também aumentou, sobretudo de gatas. Apoios para o bem-estar animal podem chegar aos 12 milhões de euros.

Foto
Os gatos foram mais esterilizados do que os cães Teresa Pacheco Miranda

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou, esta sexta-feira, durante a segunda Conferência de Bem-estar Animal, que Portugal tem neste momento 3,1 milhões de animais de estimação registados no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), 800 mil desde o início de 2021.

“Este é um dos indicadores mais claros da necessidade de evolução social e legislativa em matéria de bem-estar animal, para reforçar a resposta aos problemas que ainda subsistem neste domínio”, afirma o ICNF no comunicado enviado ao P3. Em Outubro, o registo no SIAC tornou-se obrigatório para todos os animais, assim como a colocação de microchip em cães, gatos e furões.

A conferência realizada na Alfândega do Porto serviu também para discutir medidas que têm sido colocadas em prática como a garantia de protecção e alojamento destes animais. Os apoios estatais em 2022 para continuar com estas estratégias “podem ascender até aos 12 milhões de euros”, acrescenta o documento.

Segundo o ICNF, em 2021, dos 10,7 milhões de euros em verbas destinados à protecção animal, foram atribuídos cerca de 8,1 milhões. Este valor permitiu criar 47 novos centros de recolha e modernizar e ampliar instalações de Norte a Sul do país.

Em relação ao total de esterilizações no último ano, os números foram maiores nas gatas, com 10.840, seguidas dos gatos (6560), das cadelas (6511) e dos cães (5079).

Por outro lado, foram registadas 291 denúncias, a maioria relacionadas com a falta de cuidados nos alojamentos animais e feitas 522 inspecções a instalações já existentes.

Sugerir correcção
Comentar