Quinta Vale D. Maria. Viver o Douro em simbiose com a natureza

Na Quinta Vale D. Maria, escuta-se o sussurro da natureza.

estudio-p,
Fotogaleria
estudio-p,
Fotogaleria
estudio-p,
Fotogaleria

Percorrer a paisagem é conversar com ela através do olhar. Preservar o meio ambiente e o terroir é encetar um diálogo que perdura no tempo. Perpetuar um legado é contar às gerações vindouras o que nos move em torno da sustentabilidade. No vale do Douro existe uma longa tradição de hortas nas quais cores e aromas recordam-nos a importância da origem.

No jardim orgânico do Six Senses Douro Valley, Nuno Matos, sous chef executivo, encontra quotidianamente a sua inspiração.

Foto

Observar, cheirar, provar e colher o ingrediente que poderá compor uma nova criação reflecte um ciclo anual, à semelhança do que sucede na Quinta Vale D. Maria. Um trabalho de curadoria nas vinhas, fomentado pela adopção de práticas sustentáveis que conferem um maior equilíbrio entre o solo, a vinha e o espaço envolvente. A dedicação da equipa de viticultura passa, nomeadamente, pela realização de lavouras e enrelvamentos que promovem o desenvolvimento de vida no solo de modo que as raízes das videiras se possam desenvolver da melhor forma. A envolvente das vinhas é, também ela, cuidada com a plantação de oliveiras, laranjeiras e medronheiros, criando zonas de descontinuidade na vinha que funcionam como refúgios de biodiversidade, fundamentais para a fauna auxiliar.

Fotogaleria

Existem lugares, como a Quinta Vale D. Maria, onde as uvas, colhidas à mão e pisadas em lagares tradicionais de granito, estão na génese de vinhos que espelham a identidade de cada vinha. Uma viagem entre o passado e o presente, como a criação de uma harmonização enogastronómica.

No Six Senses Douro Valley, um prato de lúcio do Douro, servido com puré de nabo e molho de cogumelos e vinho tinto harmonizou na perfeição com o Quinta Vale D. Maria Vinhas Velhas. Partilhar esta experiência, na qual a preservação da origem ganha especial importância, é viver o Douro.

Foto

Localizada no coração da região do Douro, no vale do rio Torto, a Quinta Vale D. Maria, cujos primeiros registos datam de 1868, tem das melhores localizações para a produção de vinhos únicos, com o rio a serpentear por curvas apertadas. O modo como a luz e o vento correm por este vale influencia a forma como as uvas se desenvolvem, ano após ano. A vinha que está na génese do Quinta Vale D. Maria Vinhas Velhas localiza-se no coração da Quinta, estendendo-se do ponto mais baixo ao mais alto da propriedade. Com mais de 60 anos e diferentes exposições solares, esta vinha tem plantadas 41 castas diferentes. É esta diversidade que torna o Quinta Vale D. Maria Vinhas Velhas, um típico field blend, profundo, intenso, com aromas de cereja, ameixa e amora silvestre. Concentrado, com uma estrutura e um vigor que intensificam a sua textura suculenta, é harmonioso e extremamente elegante.

Saiba mais em www.quintavaledonamaria.com


Seja responsável. Beba com moderação.