Investigação no Ar: academia fora de portas

O podcast Antecâmara é um parceiro da Rede PÚBLICO. Neste episódio, ouvimos o programa Investigação no Ar.

podcast-antecamara,p3,podcasts-publico,arquitectura,
Fotogaleria
Reunião da Equipa X em Bonnieux DR Peter Smithson. Het Nieuwe Instituut Collection
podcast-antecamara,p3,podcasts-publico,arquitectura,
Fotogaleria
Reunião da Equipa X em Bonnieux DR Peter Smithson. Het Nieuwe Instituut Collection

Antecâmara é um podcast parceiro da Rede PÚBLICO, produzido pela Rádio Antecâmara. Depois de ouvirmos episódios marcantes dos programas da rádio, mergulhamos também nas residências de diferentes autores na exposição Sound It, inaugurada pela Rádio Antecâmara, que esteve patente até Setembro na Garagem Sul, no Centro Cultural de Belém (CCB).

Neste episódio do podcast Antecâmara, recebemos Investigação no Ar, um programa criado a partir de um repto lançado pelo professor Paulo Tormenta Pinto no contexto do programa de doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.  No âmbito da linha temática “Representação e Discurso na Arquitectura e no Território”, os alunos do doutoramento, inspirados pelo conceito da Rádio Antecâmara, foram levados a reflectir sobre aspectos metodológicos e sobre técnicas de comunicação, na tarefa de expor as temáticas que se encontram a desenvolver no âmbito das investigações em curso.

Foto

Nuno Magalhães, o primeiro dos doutorandos a entrar no ar, apresenta uma reflexão sobre a Historiografia Canónica Portuguesa por via de “uma leitura descontaminada” que se debruça sobre o caso de estudo do edifício do Colégio Académico, projectado em 1906 pelo arquitecto Álvaro Machado.

Além de servir de mote para a “acção performativa” que figura no podcast, o caso de estudo introduz uma reflexão conjunta com Paulo Tormenta Pinto em torno dos resultados de uma revisão historiográfica, cujo foco está no modo como o sistema construtivo participa na análise efectuada pelos historiadores e pelos arquitectos que construíram a historiografia canónica da arquitectura portuguesa do século XX.

Sandra Samina, a investigadora que abre a segunda parte do programa, expõe e partilha resultados da investigação em curso sobre a vida e obra do arquitecto Alberto Cruz. O seu percurso “da modernidade na continuidade (1945-1990)” visa descodificar este autor “quase” desconhecido, na sua essência arquitectónica, e enquadrá-lo no panorama da história da arquitectura portuguesa.

O processo criativo intrínseco ao projecto da Estalagem de S. Jerónimo no Caramulo, da autoria de Alberto Cruz, e a visão fenomenológica do lugar e do edifício, conduzem-nos numa visita ilustrada pelas leituras de Ricardo Costa Agarez (arquitecto e investigador), de Manuel Possolo Cruz (arquitecto e filho do autor) e de Bernardo Pizarro Miranda (arquitecto e investigador). A investigadora e os entrevistados irão guiar-nos pelo espaço, através do som e de um conjunto de descrições que nos sugerem imagens.

O programa culmina com um debate final, com a participação do docente Paulo Tormenta Pinto, do arquitecto Manuel Possolo Cruz, de Francisco Freitas, Nuno Magalhães e Sandra Samina. Responde-se a algumas questões deixadas pelo arquitecto Pedro Campos Costa: Qual a utilidade de fazer uma reflexão académica? Como se investiga nos dias de hoje? Como se faz um doutoramento em arquitectura?


Rádio Antecâmara é um lugar de encontro heterogéneo, com uma programação diversa que junta arquitectos, curadores, jornalistas e membros da comunidade para expandir as noções sobre a complexidade urbana e questionar os formatos da arquitectura. Um projecto com curadoria do arquitecto Pedro Campos Costa.

Segue o podcast Antecâmara no site do PÚBLICO ou no Spotify, Apple Podcasts, Soundcloud e outras aplicações para podcast.

Conhece os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts.

Sugerir correcção
Comentar