Subir cada vez mais alto: eis a nova geração de elevadores

Dos mais pequenos momentos do dia-a-dia às grandes necessidades básicas, os elevadores tornaram-se fundamentais nas nossas vidas. São, inclusive, motivo de ida (ou não ida) a algum lugar. Conheça a mais recente inovação no universo da mobilidade vertical.

Foto
Architecture of a modern concrete office building in the city sl-f

Num mundo que se quer cada vez mais acessível e conectado, a mobilidade vertical ocupa um papel preponderante na configuração das cidades e na arquitectura dos espaços. A somar à estética e à funcionalidade, os elevadores facilitam-nos a gestão diária a um nível tal que já não imaginamos as nossas vidas sem eles. Seja quando vamos às compras ao supermercado, exagerando no peso e impossibilitando uma ida pelas escadas; ora quando estamos a atravessar um dia caótico em que todos os segundos contam, até os que poupamos a subir para a reunião no 5º andar do nosso escritório; ou em casos em que há bebés ou idosos nas saídas em família e toda a logística está condicionada à existência de um destes exemplares.

Vivemos, aliás, num país cada vez mais envelhecido que se sustenta nesta e noutras necessidades - uma ida a uma grande superfície comercial, por exemplo, requer a existência de um elevador para facilitar a experiência para essa faixa etária. Resumindo, os elevadores dão-nos liberdade para nos conectarmos a um mundo cada vez mais rápido e inteligente, prático e confortável.

Além de cumprirem os requisitos de quem os desenhou - a função de subir e descer, com a finalidade de transportar pessoas - os elevadores são um lugar de todo o tipo de acontecimentos; até podemos evocar cenas de Cinema: é impossível esquecer Jim Carrey a cantar I Believe I Can Fly em Dick & Jane (2005) ou a tensão romântica, na iminência do perigo, entre Eva Green e Daniel Craig em Casino Royale (2006), certo? São palco de encontros (e reencontros) inusitados, e de histórias caricatas, à medida que servem os desígnios do nosso conforto. Mas agora, com a mais recente inovação no universo da mobilidade vertical, o conceito de elevador foi reimaginado.

Foto
Foto
D.R.

A nova geração de elevadores inteligentes

Os elevadores evoluíram consideravelmente desde que foram inventados - contemple-se a designação de “moderno” - em 1852, por Elisha Otis. As obsoletas manivelas que serviam para os fazer mover deram lugar a ecrãs touch, e de morosos e instáveis passaram a vórtices de transporte que nos confundem as noções espaciais e temporais, de tão rápidos que são.

A Otis, uma das maiores multinacionais de fabrico, instalação e serviço de elevadores, escadas e tapetes rolantes, deu um passo em frente no que diz respeito à mobilidade vertical ao ponto de revolucionar a arquitectura das cidades.

A mais recente novidade da marca é o Gen360™, simultaneamente uma inovação, uma tecnologia e um elevador reimaginado que reúne numa solução única as mais recentes tecnologias deste domínio, que eleva a experiência de andar de elevador a um nível máximo de eficiência, conforto e luxo. Esta inovação traz consigo um novo design, um conjunto de serviços de suporte e um activo de segurança para os edifícios onde pode ser instalado. É uma tecnologia que assenta sob eixos importantes: Experiência & Suporte, Design e Serviço & Segurança. Explicamos já.

Fotogaleria

Gen360™, o supra-sumo do elevador

Experiência & Suporte

Disponibiliza as notícias, permite fazer videochamadas com a central de atendimento, disponibiliza informações meteorológicas e outros conteúdos de infoentretenimento num ecrã grande, tem design de som e recria um ambiente lounge. Podíamos estar a falar de um telefone ou de um automóvel, mas trata-se do elevador Gen360™. Acabou a sensação de claustrofobia: estar num elevador é estar conectado ao mundo exterior e até esquecermo-nos de que estamos lá dentro.

Em detalhe a aplicação eCall™ permite que se chame o elevador através do telefone para que ele esteja pronto quando quisermos. Por sua vez, a tecnologia Otis ONE™ IoT pode detectar e prevenir ocorrências, descansando assim os mais temerosos desta experiência, tornando-a mais suave e segura.

Design

Quem nunca entrou pela primeira vez num edifício e ficou condicionado pela experiência no elevador? Ora porque era esteticamente feio e antigo, ou porque não sentiu segurança nem descontracção. Para arquitectos e designers, enquadrar elevadores nas suas obras deixou de ser difícil: o novo elevador Gen360™, da Otis, facilita-lhes a vida por ser prático e esteticamente apelativo, encaixando em qualquer ambiente e formato.

As mais recentes inovações e abordagens ao design possibilitam, assim, a capacidade de conjugar funcionalidade, forma e liberdade criativa. Graças às dimensões flexíveis e variáveis do Gen360™, edifícios que não podiam ter elevadores agora já podem fazer esta escolha. É no mínimo espantoso.

Serviço & Segurança

Todos os “ingredientes” anteriores podem existir num elevador, mas se não existir segurança, nada feito. Mas, graças à pesquisa da Otis, também isto está assegurado na geração Gen360™ - a tecnologia drive by wire, aplicada noutras indústrias, também está presente. Traduzindo os termos técnicos, garante monitorização 24 horas por dia, 7 dias por semana, e resolução de eventuais problemas a bordo, rápida. É como magia aplicada à vida diária.

Para saber mais sobre o Gen360™ assista ao Webinar promovido pela marca no dia 20 de Outubro às 11h00. Inscrições, aqui.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários