Alunos de Medicina podem ganhar 500 euros com vídeos sobre saúde mental

Concurso promovido pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina encontra-se com as inscrições abertas até 25 de Novembro.

Foto
Onya Health

Estão abertas as inscrições para o concurso de vídeos “Literacia faz bem à saúde”, focado na saúde mental e promovido pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), em conjunto com a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

O concurso, dirigido aos estudantes de Medicina numa universidade portuguesa no ano lectivo de 2022/2023, tem por objectivo “proporcionar um espaço original e criativo que contribua para o desenvolvimento de materiais de educação para a saúde da sociedade civil”, refere o regulamento.

A competição pretende incentivar o debate sobre a saúde mental em Portugal, o segundo país europeu com maior prevalência de doenças psiquiátricas como indica o relatório de 2019 do Conselho Nacional de Saúde, além de ajudar na consciencialização “da comunidade estudantil para a importância da literacia em saúde”, menciona o mesmo documento.

Os estudantes podem participar individualmente ou em grupos, sendo apenas aceites vídeos inéditos em português que não tenham sido anteriormente partilhados nas redes sociais. Os filmes devem ter até dois minutos e retratar a saúde mental e a importância da literacia em saúde.

A submissão dos trabalhos deve ser realizada até dia 25 de Novembro, através do formulário online existente nos websites da SPLS e da ANEM.

O concurso, que conta com o apoio das farmacêuticas Janssen e Sanofi, irá atribuir prémios aos seis melhores classificados no valor de 500 euros cada. Os resultados são anunciados durante o mês de Dezembro.

Os vídeos dos vencedores serão divulgados posteriormente através das redes sociais e sites das entidades organizadoras. Também os vídeos dos participantes que respeitem o regulamento e que vençam um dos prémios serão partilhados para serem sujeitos a votação para menções honrosas.

Em comunicado, a presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida, considera que o projecto estimula a criatividade “já conhecida” dos estudantes de Medicina sobre uma temática que possui grande relevância para a comunidade estudantil e para os jovens. Já José Diogo Soares, director de saúde pública da ANEM, afirma que o concurso reforça a importância de se promover a literacia em saúde e de se investir “na prevenção, na redução do estigma da sociedade associado à doença mental e no acesso ao tratamento”.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Sugerir correcção
Comentar