Bazofo é dar cultura e estilo a uma Cova da Moura que precisa de quebrar estereótipos

A Bozofo & Dentu Zona é um projecto social, político e artístico que dinamiza a comunidade do Bairro Alto da Cova da Moura e tenta quebrar estereótipos sobre a maior comunidade de cabo-verdianos em Portugal.

Foto
Vítor Sanches nasceu e cresceu no Bairro Alto da Cova da Moura Miguel Madeira

Bazofo: uma palavra do crioulo de Cabo Verde usada para descrever alguém com estilo e atitude. É também uma marca de roupa sustentável, uma livraria e um café cultural, criada por Vítor Sanches, no bairro da Cova da Moura, na Amadora. Dentro da penumbra de uma das casas, nas colinas íngremes do Bairro Alto da Cova da Moura, numa manhã de chuva, Vítor emerge da escuridão e cumprimenta-nos com um sorriso. Enquanto fuma, explica ao PÚBLICO que o conceito de bazofo não é só uma questão de estilo e moda. Também faz parte da cultura cabo-verdiana e é uma forma de celebrar e afirmar a identidade africana.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar