Beatriz Fernandes campeã do mundo júnior de C1 maratonas

A atleta portuguesa conquistou o título em Ponte de Lima.

Foto
Beatriz Fernandes DR

A canoísta Beatriz Fernandes sagrou-se, nesta quinta-feira, campeã mundial júnior de maratonas C1, em prova disputada no Rio Lima, em Ponte de Lima.

Semanas depois de conquistar o ouro em C1 200 metros, em regatas em linha, nos Mundiais da Hungria, Beatriz Fernandes, agora a competir na sua terra natal impôs-se no trajecto de 11,8 quilómetros.

A canoísta, que atacou em fase ainda prematura, fez quase toda a prova sozinha, terminando em 1h09m06s, batendo a ucraniana Anastasia Dezhytska por 1m39s e a compatriota e conterrânea Ana Pereira por 3m21s.

Ana Pereira veio a discutir o bronze com a italiana Francesca Vigorito, a quem passou, definitivamente, na última portagem, um percurso de cerca de 100 metros em terra, em que as competidoras carregam o seu caiaque.

Nos Mundiais da Hungria, no início de Setembro, Beatriz Fernandes tinha sido ainda bronze em C1 1000 metros e prata em C2 500 misto com Martim Azevedo.

A canoísta portuguesa conquistou ainda nesta quinta-feira a medalha de bronze na prova C1 short race sénior.

Numa regata aberta a todas as categorias etárias, a jovem limiana concluiu os 3,4 quilómetros em 17m34s, a 7,22 segundos da britânica Bethany Gill, medalha de ouro, que bateu a húngara Szofia Kisban, segunda colocada, por 4,60s.

Fernando Pimenta campeão

Também Fernando Pimenta se sagrou campeão do mundo de short race, especialidade de maratonas, sucedendo em Ponte de Lima ao compatriota José Ramalho, no que foi o quinto pódio de Portugal na competição.

Pimenta, que esta época conquistou três medalhas nos Mundiais e outras tantas nos Europeus de velocidade (regatas em linha), prolongou a época para poder competir em casa, brindando milhares de fãs com uma prova irrepreensível que lhe valeu inédito ouro.

Pimenta, que esteve sempre na frente, cumpriu a prova em 12m49s, batendo o dinamarquês Mads Pedersen, que ainda forçou na recta final, por 65 centésimos de segundo.

O último lugar do pódio foi para o espanhol Ivan Alonso, a 19,48 segundos, numa prova em que José Ramalho, campeão em 2021, foi oitavo, a 31,87s, depois de um problema na primeira portagem que o atrasou, irremediavelmente.

Pimenta não competia em maratonas desde 2012, nos Mundiais de Roma, quando foi vice-campeão do mundo de sub-23 e bronze em seniores, em dias consecutivos.

No sábado, Pimenta e Ramalho competem na prova longa de K1 e no domingo vão fazer equipa em K2.

Sugerir correcção
Comentar