Vídeo: o anúncio da morte da rainha Isabel II na BBC

A meio do dia de quinta-feira, o primeiro canal da BBC tinha já decidido suspender toda a programação até às 18h e os pivôs das estações televisivas vestiram rapidamente roupas e gravatas negras.

i-video

A notícia da morte da rainha Isabel II foi anunciada na BBC às 18h30, depois uma interrupção na programação, que já tinha sido alterada, quando surgiram notícias sobre o estado de saúde da monarca. O pivô Huw Edwards, de fato e gravata negra, deu a notícia ao país, seguindo-se o hino. 

Há anos que a BBC preparava este momento, com ensaios regulares, nota o jornal Guardian, que diz que esta quinta-feira as televisões tiveram pouco aviso.

Com a morte de Isabel II, Carlos passou a ser automaticamente o novo Rei de Inglaterra. Segundo o comunicado da família real, ele e CamilLa, que passará a ser rainha consorte, ficarão em Balmoral esta noite e deslocam-se para Londres na sexta-feira.

Em comunicado, o novo monarca diz que este “é um momento da maior tristeza” e de “luto profundo por uma soberana acarinhada e uma mãe muito amada”.

Saiba mais sobre a morte da rainha Isabel II.