Hooligans do Hajduk Split provocam distúrbios em Guimarães. PSP identifica 154 adeptos (23 são portugueses)

Petardos e tochas foram arremessados contra pessoas que frequentavam centro histórico da cidade, na noite desta terça-feira. Associação de adeptos quer demissão de comamandante da PSP.

Foto
Esplanada danificada em Guimarães por adeptos do Hadjuk Split DR

A Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou 154 adeptos do clube de futebol croata Hajduk Split por terem criado distúrbios em Guimarães, na noite desta terça-feira.

Vídeos publicados nas redes sociais dão conta de tochas e petardos arremessados para o espaço público e contra edifícios. Em pânico, as pessoas que ocupavam as esplanadas do centro histórico forma obrigadas a fugir e procurar abrigo.

Sofia Pires estava acompanhada pela mãe e barricou-se numa casa de banho pública, depois da “chuva” de cadeiras e tochas ter atingido o estabelecimento onde se encontrava. Utilizou uma esfregona para impedir que a maçaneta rodasse e só com a presença do pai se sentiu em segurança para sair novamente à rua.

“Não fazia ideia o que havia de fazer, até porque nem sabia o que estava a passar ou que há um jogo de futebol. Assumo que nem passou pela cabeça, até pensei que fosse um gang”, conta ao PÚBLICO.

Sofia tentou ligar para a PSP de Guimarães para alertar para os incidentes, mas não teve sucesso nas primeiras tentativas – relato comum a outras fontes ouvidas pelo PÚBLICO. A vimaranese garante não se ter apercebido de um reforço de policiamento na cidade ao longo do dia, ao contrário do que acontece em outras ocasiões.

“Quando me apercebi que isto não era um grupo contra outro...foi uma avalanche. Percebemos que tínhamos de fugir porque éramos os alvos. Todas as pessoas que estavam sentadas se levantaram. Vi as imagens recolhidas pela câmara de segurança e apercebi-me que foi realmente uma coisa que se passou em poucos segundos: não conseguimos raciocinar, víamos as cadeiras a cair à nossa beira de forma aleatória”, relembra.

Em fotografias publicadas nas redes sociais é possível ver esplanadas danificadas, com dezenas de pessoas a fugirem destes locais públicos para escaparem aos adeptos croatas.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, o Comando Distrital de Braga da PSP confirma ter recebido queixas sobre uma centena de indivíduos “a causar distúrbios”, descrevendo “arremesso de mobiliário de esplanadas e deflagração de artefactos pirotécnicos”.

A PSP diz que os adeptos abandonaram depois Guimarães em cinco autocarros com destino ao Porto. Foi já na entrada da cidade do Porto que os adeptos foram interceptados e identificados pela polícia.

“Após estarem reunidas todas as condições de segurança”, a PSP abordou os autocarros e identificou 122 cidadãos croatas, 23 portugueses e nove adeptos de outras nacionalidades, tendo ainda apreendido “um pote de fumo, uma soqueira e um passa-montanhas”.

Associação quer demissão de comandante

A Associação Vitória Sempre, uma das mais conhecidas no universo vimaranense, mostra-se surpreendida pelo facto de não existir, alegadamente, qualquer policiamento especial na rua, lembrando que a claque do Hajduk Split é uma das mais perigosas da Europa e tem laços com grupos portugueses (No Name Boys). Neste sentido – e usando como base os vídeos onde é possível ver os incidentes – , esta associação exige, através de uma publicação no Facebook, a demissão do comandante da PSP do Comando Distrital de Braga.

Na véspera do duelo entre Vitória de Guimarães e Hajduk, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, uma das pessoas na Praça da Oliveira às 22h30, Paulo César Gonçalves, disse à Lusa que começou a ver “pessoas descansadas nas esplanadas” a correrem e depois um grupo de pessoas com “adereços e cachecóis na cara”, de cores azuis, vermelhas e brancas, com “cadeiras na mão e tochas”.

“Atiraram-nas e lançaram tudo o que tinham à mão, mas sem entrarem em confronto físico, como que a marcarem posição. Depois correram na direcção do Museu de Alberto Sampaio [para sul] e passado pouco tempo voltaram. Correram pela rua da Rainha [para oeste]”, descreveu.

O cidadão disse ainda que alguns dos proprietários de estabelecimentos naquela área ligaram à PSP, sem obterem qualquer resposta.

Após a derrota da primeira mão, por 3-1, na Croácia, o Vitória de Guimarães recebe esta quarta-feira o Hajduk Split, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa. O jogo está agendado para as 17h e vai ser jogado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. Com Lusa

Sugerir correcção
Ler 31 comentários