Serena Williams vai reformar-se depois de jogar uma última vez no US Open

A tenista de 40 anos venceu 23 torneios de Grand Slam. Apesar de a decisão ser difícil, diz sentir-se “pronta para o que vem a seguir”.

Foto
Serena Williams tem 40 anos Reuters/Dan Hamilton

Serena Williams anunciou esta terça-feira que vai abandonar a carreira depois de jogar uma última vez no Open dos Estados Unidos, com início marcado para o final de Agosto. A tenista norte-americana venceu 23 torneios de Grand Slam desde 1999, ano em que ganhou o seu primeiro Open dos EUA, com 17 anos: sete Open da Austrália, sete Wimbledon, seis Open dos EUA e três Roland Garros. Serena vai abandonar o jogo com uma fortuna de cerca de 100 milhões de dólares que foi reunindo ao longo dos anos.

Num artigo publicado na revista Vogue, a tenista de 40 anos refere que reformar-se “é a coisa mais difícil” que já imaginou e assume que não quer “que [a carreira] chegue ao fim”. Apesar disso, diz-se “pronta para o que vem a seguir”.

Ainda não há uma data certa para a saída, mas “a contagem decrescente já começou”, avançou a tenista numa publicação no Instagram. “Tenho de me concentrar em ser mãe, nos meus objectivos espirituais e em descobrir finalmente uma Serena diferente, mas igualmente entusiasmante. Vou desfrutar destas próximas semanas.”

Serena Williams afirma que planeia desenvolver o seu fundo de investimentos, o Serena Ventures, e ter um segundo filho com o marido, Alexis Ohanian, co-fundador do Reddit. “Estou a distanciar-me do ténis e a evoluir em direcção a outras coisas que são importantes para mim”, explica.

Embora o parto da sua primeira filha, Alexis Olympia Ohanian Jr, em Setembro de 2017, não tenha sido fácil, uma vez que foi necessário proceder-se a uma cesariana de emergência que obrigou a mãe a ficar de cama durante seis semanas, Williams diz que quer satisfazer o desejo de Alexis de “ser uma irmã mais velha”.

“No último ano, o Alexis e eu temos andado a tentar ter um outro filho e, recentemente, recebemos novidades do meu médico que me tranquilizaram e me fizeram sentir que, quando estivermos prontos, podemos fazer a nossa família crescer. Não quero mesmo voltar a estar grávida enquanto atleta. Preciso de ter ou os dois pés no ténis ou estar a dois pés de distância.”

O regresso da tenista ocorreu dez meses após o parto, em 2018, mas ainda não conseguiu, desde então, repetir o feito de ganhar mais um título individual de Grand Slam e igualar, assim, a australiana Margaret Court, que detém actualmente o recorde de 24 títulos.

Em 2021, uma lesão num tendão, contraída durante um jogo com Aliaksandra Sasnovich, no torneio de Wimbledon, obrigou Serena a ter de sair de debaixo dos holofotes durante praticamente um ano. Só voltou a pisar o campo no Wimbledon seguinte, em Junho de 2022, onde perdeu contra Harmony Tan na primeira ronda.

“Infelizmente, não estava pronta para ganhar Wimbledon este ano”, afirmou Williams no artigo da Vogue. “E não sei se estarei pronta para ganhar em Nova Iorque. Mas vou tentar. E os torneios até lá serão divertidos.” Actualmente está a jogar o Open de Toronto, tendo obtido a primeira vitória desde a sua lesão, na segunda-feira, contra a espanhola Nuria Parrizas Diaz.

Volvidos 38 anos a jogar a ténis, dos quais 27 enquanto atleta profissional, Serena Williams confessa que o “momento [da reforma] é sempre difícil quando se ama muito alguma coisa”. “Meu Deus, como eu gosto de ténis.”

Sugerir correcção
Ler 3 comentários