PJ intercepta veleiro ao largo dos Açores com 1150 quilos de cocaína

Os dois tripulantes, de 33 e 61 anos, ambos estrangeiros, foram detidos em flagrante delito.

drogas,sociedade,acores,policia-judiciaria,crime,trafico-droga,
Fotogaleria
Operação Calypso permitiu interceptar veleiro catamarã que fazia a travessia do Atlântico PJ
drogas,sociedade,acores,policia-judiciaria,crime,trafico-droga,
Fotogaleria
Foram encontradas 1047 embalagens de cocaína PJ

A Polícia Judiciária (PJ) interceptou ao largo dos Açores, numa zona não revelada, um veleiro que transportava 1150 quilos de cocaína, suspeitando-se que os tripulantes detidos fazem parte de uma “organização criminosa internacional”, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a PJ indica que a Operação Calypso permitiu “localizar e depois interceptar em alto mar, na zona dos Açores, um veleiro do tipo catamarã, que fazia a travessia do Atlântico” e sobre o qual “existiam fortes suspeitas de transportar grande quantidade de cocaína”.

“A embarcação em causa foi conduzida ao porto de Ponta Delgada onde foi sujeita a buscas, acabando por ser detectados, na sua estrutura, vários compartimentos ocultos, no interior dos quais foram encontradas (...) 1047 embalagens de cocaína, com um peso total aproximado de 1150 quilos”, indica a PJ.

Os dois tripulantes, de 33 e 61 anos, ambos estrangeiros, foram detidos em “flagrante delito, pela prática do crime de tráfico ilícito de estupefacientes”.

A PJ revela que suspeita “fortemente” de que os dois detidos fazem parte de “uma organização criminosa transnacional que se dedica à introdução daquele tipo de droga no continente europeu”.

“Para além da droga, procedeu-se também à apreensão da embarcação bem como de diversa documentação, equipamentos electrónicos de navegação e outros objectos com interesse para a prova dos factos em investigação”, lê-se na nota de imprensa.

Os tripulantes foram depois “presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial”, estando actualmente em prisão preventiva.

A operação contou com o apoio da Marinha, da Força Aérea, da Polícia Marítima, de autoridades francesas e holandesas e do Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos.

Sugerir correcção
Comentar