Orcas afundam veleiro em Sines. Cinco tripulantes resgatados

Incidente ocorreu na madrugada deste domingo. Embarcação de pesca que estava perto do local resgatou os tripulantes.

Foto
Alerta foi dado às 0h03 PASCAL ROSSIGNOL/REUTERS

Um encontro com orcas esteve na origem do afundamento de um veleiro ao largo de Sines, na madrugada deste domingo. De acordo com o comunicado divulgado pela Marinha, foi articulada uma operação de salvamento dos cinco tripulantes que se encontravam na balsa salva-vidas. O resgate acabaria por se concretizar graças à acção de uma embarcação de pesca que se encontrava perto do local.

“O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa recebeu contacto do veleiro pelas 0h03 que se encontrava a meter água, depois de um encontro com orcas. De imediato foram empenhadas a embarcação de pesca Festas André, que efectuou o resgate dos 5 elementos, e uma embarcação da estação salva-vidas de Sines que acompanhou o navio de pesca até ao porto de Sines, onde atracou em segurança pelas 2h43”, detalha a Marinha.

O veleiro afundou a cerca de seis milhas (equivalente a 11 quilómetros) da costa de Sines.

Tendo em conta que os encontros com orcas são uma das principais atracções para quem navega nestas águas, a Marinha deixa um aviso para o caso de avistamento destes animais.

“Em caso de avistamento destes mamíferos recomenda-se a todos os navegantes que seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilize a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações”, finaliza.

Sugerir correcção
Comentar