Literacia mediática

Os planos deles agora também são nossos. Caderno especial com os trabalhos vencedores do concurso “Vamos fazer um plano”

O PÚBLICO na Escola e o Plano Nacional das Artes desafiaram os alunos a apresentar um trabalho jornalístico de duas páginas sobre temas de cultura. Os cinco vencedores estão nas páginas do PÚBLICO.

educacao-media,aprender-publico,publico-escola,
Foto

O momento mais aguardado chegou: os cinco trabalhos vencedores do concurso “Vamos fazer um plano” foram publicados, num caderno especial de 16 páginas, no jornal PÚBLICO. Aqui estão, elaborados por alunos de escolas de Castro Daire, Arganil, Covilhã, Colos (Odemira) e Maputo e editados pela equipa do PÚBLICO. Três meses depois de divulgada a escolha do júri, completam-se as várias fases de que é feito este concurso promovido em conjunto pelo PÚBLICO na Escola e o Plano Nacional das Artes.

Foto

Um trabalho jornalístico de duas páginas, sobre temas de cultura, era o que se pedia aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. A escolha do júri foi anunciada no final de abril, mas o concurso estava longe de terminar nessa altura. Seguir-se-ia um processo de mentoria, que, à exceção dos alunos da escola de Moçambique, incluiu uma tarde de trabalho na redação do PÚBLICO em Lisboa. Os planos de cada grupo foram debatidos, “rearrumados”, numa palavra: editados. O resultado final desse trabalho conjunto pode ser lido nesta edição do PÚBLICO do dia 29 de julho de 2022.

O concurso “Vamos fazer um plano” foi anunciado em novembro, durante uma ação de formação para professores que teve como tema o jornal como recurso pedagógico. Neste ano de estreia participaram 71 trabalhos, provenientes de 43 escolas ou agrupamentos de escolas.