Portugal defronta Quénia, EUA e Hong Kong na repescagem para o Mundial

Os asiáticos foram o último rival a ser conhecido, após perderam neste sábado com Tonga, que garantiu a presença no França 2023.

Foto
Patrice Lagisquet, seleccionador português Rui Gaudencio

Hong Kong vai disputar o torneio final de repescagem para o Mundial de França 2023, com Portugal, Estados Unidos e Quénia, após perder neste sábado o play-off Ásia-Pacífico contra Tonga, por 44-22.

Com este resultado, a equipa do Pacífico, que jogou na manhã deste sábado sem os três jogadores mais mediáticos (Malakai Fekitoa, Charles Piutau e Israel Folau) é o penúltimo país a assegurar uma vaga no Campeonato do Mundo do próximo ano. Em França, Tonga vai disputar o Grupo B, frente a África do Sul, Irlanda, Escócia e Roménia.

Já os asiáticos, vão lutar pela última vaga disponível na competição, que será atribuída através de um torneio de repescagem que qualificará o vencedor para o Grupo C, do qual já fazem parte o País de Gales, Austrália, Ilhas Fiji e Geórgia.

Portugal foi a primeira equipa a qualificar-se para o torneio final de repescagem, que se disputa em Novembro, após terminar a qualificação europeia atrás de Geórgia e Roménia, selecções que se apuraram directamente para o França 2023, tendo beneficiado de uma penalização de dez pontos imposta à Espanha, pelo uso irregular de um jogador.

A 10 de Julho, o Quénia seguiu também para esta via de apuramento, após perder a final da Taça Africana de 2022, frente à Namíbia, por 36-0.

Na semana passada, foi a vez de os Estados Unidos se juntarem ao grupo, ao saírem derrotados do ‘play-off’ americano: os “eagles” venceram a primeira mão em Santiago do Chile, por 22-21, e estiveram a ganhar em casa por 19-0, mas perderem a segunda mão, por 31-29, e foram eliminados pelos chilenos, que desta forma vão fazer a estreia na fase final de um Campeonato do Mundo de râguebi.

O palco e datas do torneio final de repescagem para o Campeonato do Mundo de França 2023 vai ser anunciado oficialmente na segunda-feira, mas de acordo com informação adiantada à Lusa em Junho pelo presidente da Federação Portuguesa de Râguebi, a prova vai ter lugar no Dubai, com jogos “nos dias 06, 12 e 18 de Novembro”,

Após conhecer o nome do terceiro e último rival, o seleccionador nacional, Patrice Lagisquet, considera que Portugal tem uma “hipótese real” de qualificar-se para o Mundial de râguebi França 2023, fazendo a previsão depender de ter “a melhor equipa disponível”.

“Se olharmos para o ‘ranking’ mundial, vemos que os Estados Unidos estão apenas uma posição à nossa frente [19.º lugar]. E, mais do que isso, pela forma como jogámos recentemente contra Itália, Argentina XV e Geórgia”, analisou Lagiquet.

Apesar das três derrotas sofridas nos encontros da ‘janela’ de jogos internacionais de verão, o treinador francês gostou de ver a evolução do jogo dos avançados, que vai ser “a chave do torneio” de repescagem.

“O nosso objectivo nestes jogos era melhorar o nosso jogo de avançados e, contra a Geórgia, mostrámos que podemos competir com os nossos avançados contra equipas fortes nesse sector. Portanto, o mais difícil será ter a nossa melhor equipa disponível”, apontou o técnico.

É que, “desde o jogo com o Japão”, Portugal “nunca mais teve todos os jogadores disponíveis”, quer fosse por lesões, devido à covid-19 ou às dificuldades impostas por alguns clubes franceses para libertarem os seus jogadores para a selecção.

Para o torneio de repescagem, no entanto, “já todos confirmaram que estarão disponíveis”, revelou Lagisquet.

“Mesmo agora, nos jogos de Junho e Julho, nunca tivemos a equipa na máxima força. Espero que ninguém se lesione, pois tenho a certeza de que, se tivermos a melhor equipa, seremos competitivos. Só espero não ter nenhuma surpresa”, desabafou o técnico gaulês

Quanto aos adversários que Portugal vai defrontar no Dubai, sem surpresa, Lagisquet não hesitou em apontar os Estados Unidos como “provavelmente, o adversário mais difícil” da repescagem, até porque é “aquele que tem o ‘pack’ avançado mais forte” entre os três.

“O Quénia, por vezes, consegue ser um adversário forte, mas, especialmente no [râguebi de] 15, não são muito organizados. Já Hong Kong, joga um râguebi ofensivo e rápido, mas esse é o tipo de equipa que gostamos de defrontar”, comentou o treinador dos ‘lobos’.

O torneio final de repescagem para o Mundial de França 2023 disputa-se no Dubai, estando os jogos de Portugal previstos para os dias 06, 12 e 18 de Novembro.

O clima que se faz sentir nessa região do planeta, nessa altura do ano, também joga a favor de Portugal, pois os jogadores “estão habituados a treinar e a jogar com tempo quente” e, acima de tudo, “não chove, o que é óptimo” para o estilo de jogo dos ‘lobos’, destacou Lagisquet, em declarações à agência Lusa.

Sugerir correcção
Comentar