15 restaurantes para petiscar e brindar às férias de Lisboa ao Algarve

No Verão, todas as coordenadas vão dar a três sítios: petiscos, refrescos e amigos. Seja na praia ou na cidade, no Centro ou a Sul, estes restaurantes convidam a uma visita para desfrutar com tempo e prazer.

Foto
Re'Tasco - Trouxa de gambas DR

Não que a estação quente seja exclusiva dos petiscos e das tardes passadas à mesa, mas é mais apelativa. Para quem vive no país à beira-mar plantado, todos os pretextos são bons para marcar restaurante, reunir amigos ou família, e passar bons momentos à mesa.

Seja nas esplanadas dos restaurantes algarvios ou nos tascos lisboetas, este roteiro inclui do japonês à comida tradicional portuguesa, sem esquecer os italianos (pizza e sangria depois da praia é mesmo um programa de Verão, certo?), ou até hamburguerias e churrasqueiras, para cumprir os prazeres simples de fim de tarde.

Re'Tasco, um remake dos tascos tradicionais

O Re’Tasco nasce do sonho do casal de chefs e empresários Vanessa e Filipe Marques e assume-se como um remake do tasco tradicional. Filipe assina a ementa de proteínas e Vanessa confecciona as sobremesas. As origens e raízes da comida portuguesa, a simplicidade e os sabores autênticos são a base da ementa. No entanto, o casal faz questão de acrescentar a sua assinatura em cada prato, seja pela introdução de um ingrediente inesperado, na preparação ou na apresentação, que de alguma forma estão sempre relacionados com as suas experiências.

Foto
Arroz de sushi em caramelo de manteiga e crumble de pistácio @Maria Mattos

As pizzas do Verão estão na Rēbu

No centro de Cascais, a pizzaria Rēbu comemora três anos em Julho. A casa traz no nome uma simpática referência ao termo “rebuliço”, representando bem a eclética ementa, que oferece aos comensais a experiência de saborear pratos variados enquanto desfruta de uma sangria fresca, tão apreciada no Verão. A esplanada é o ponto ideal para um encontro com amigos, onde poderão partilhar pizzas, feitas com farinha italiana, com ingredientes leves e frescos, mas onde o sabor do mar também tem lugar, e sem esquecer os amigos vegetarianos. Todos os ingredientes para um programa de Verão bem passado e finalizado uma sangria bem fresquinha.​

Foto
Pizza de camarão @Maria Mattos

Esplanadas, ostras e champanhe no 31 d’ Armada

A generosa esplanada do restaurante 31 d’Armada, em Alcântara, recebe o Festival de Ostras organizado por Ewa Kubik, empresária na área da restauração há mais de 20 anos. Os petiscos estão a cargo do jovem chef Tiago Zucarelli, que prepara o trio de bivalves in natura, acompanhado de vinagrete de manga e de molho de laranja e sementes de romã. Tudo isto a acompanhar com espumante, claro está. A boa nova? Haverá “Música na Praça”, que acontece na Praça da Armada, com Wilany a apresentar versões acústicas de músicas pop das 19h às 21h.

Foto
Ostras em vinagrete de manga @Divulgação

Kapitan Ramen: navegar por novos sabores

O Kapitan Ramen quer levar-nos numa viagem por novos sabores. Quem nunca viajou através de uma refeição? É com esse intuito que as amigas Angela Chen Cheng e Yukun Zhang tomam o leme deste navio e nos apresentam o que provar nesta estação. E se achava que ramen era só para o tempo quente, está enganado, são várias as opções desde ramen, sobremesas e até gelados. O Kapitan Ramen tem ainda outra novidade: é o novo espaço na Rua Alexandre Herculano, nas proximidades da Avenida da Liberdade, no qual também será possível desfrutar de todos estes pratos.​

Foto
Taiyaki Ice Cream @Maria Mattos

O charme italiano no La Cosa Nostra Pasta & Pizzas

Numa das vilas mais pitorescas do país, Cascais, há novos motivos para marcar um jantar. Com o encanto natural dos restaurantes típicos de gangster italianos, o La Costa Nostra Pastas & Pizzas serve iguarias altamente apuradas: as pizzas de inspiração napolitana com massa fermentada por 24h, e o molho de tomate artesanal. Um projecto de Daniela Azeredo e da chef Patrícia Jácome, que pretende levar ao centro histórico da vila uma experiência italiana como se em Itália estivesse. Obrigatória? A Spaghetti alla Carbonara, aqui preparado de acordo com a receita italiana, sem natas.

Foto
Spaghetti alla Carbonara @Maria Mattos

Quem quer comer no Lobo Mau?

A ementa do Lobo Mau, em Arroios, Lisboa, está nas mãos do chef Hugo Guerra, com pratos de inspirações diversas, da italiana à portuguesa, passando pela espanhola. Durante a happy hour, de Terça a Sexta-feira das 17h30 às 19h, há cocktails a €5, e a não perder está a bebida especial da casa com vinho tinto, vinho do Porto, limão e canela - chama-se Wolf Gang - mas também a sangria de pêssego, raramente vista. O difícil será escolher.

Foto
Mexilhão com molho de cataplana e Presunto Pata Negra @Maria Mattos

Tavola Calda. Das massas al dente às pizzas em forno a lenha

É italiano da decoração à ementa, mas integra com gosto elementos da cozinha portuguesa. De Coimbra chegam as azeitonas, do Alentejo os vinhos, para acompanhar com as pizzas que saem do forno a lenha, ou as deliciosas massas confeccionadas no ponto. O Tavola Calda é o terceiro restaurante do grupo Lucca, atrás do Lucca e do La Finestra. A provar? As primeiras coisas, primeiro: antipasti em forma de bruschetta tomate-cereja e manjericão, para abrir o apetite para o que se segue.

Foto
Bruschetta tomate-cereja e manjericão @Maria Mattos

The Old House: celebrar o Oriente à mesa

Há sete anos, o The Old House chegou ao Parque das Nações, em Lisboa, e trouxe na bagagem o melhor da culinária de Sichuan, província no sudoeste da China. Assinala o aniversário com uma iniciativa: a cada dez dias, um prato icónico por mesa ganhará 50% de desconto. De 11 a 20 de Julho, alguns pratos com desconto serão as gambas a vapor com noodles translúcidos ou o bao, tradicional pão chinês recheado com frango picado. É ir, comer e arriscar a sorte.

Foto
Gambas a vapor com noodles translúcidos @Maria Mattos

La Mafia se Sienta a la Mesa. E nós também

Se este restaurante não ganhar pelo nome, vai lá pela ementa. Combinando pratos de origem espanhola e iguarias únicas da região do sul como o licor Pedro Ximenez, com outros de origem italiana como ragú ou burrata da Puglia, torna-se um epicentro de explosão de sabores. Para o Verão, que ainda em Julho inaugura o segundo espaço - na Avenida Duque de Ávila 66, com 700 m2, esplanada e três salas privadas, os destaques são as combinações refrescantes, como a insalata de foie gras, com mistura de alface, foie gras, presunto de pato, nozes, cebola caramelizada, tomate repousado, lascas de Grana Padano e redução de Modena e mel.

Foto
Insalata de foie gras @Maria Mattos

DESFRUTE TAMBÉM DA GASTRONOMIA A SUL

Da tradição algarvia, à contemporaneidade: O Rústico

Passou por cinco gerações e esteve aberto 30 anos: O Rústico é paragem obrigatória em Lagoa, no Algarve, entre Benagil e a Marinha. O chef Ricardo Santos e a sócia e esposa Ana Lopes reabriram O Rústico com produtos tradicionalmente algarvios, combinando-os com outros mais exóticos, que se materializam em pratos como tártaro de novilho Black Angus com cebolinho e molho de ostras ou ceviche de peixe branco com batata doce, abacate e manga. As saladas são um must, e no Verão sabem ainda melhor.

Foto
Salada de frango teriyaki @Maria Mattos

Kame Sushi Bar. Niguiris, gyosas, tacos e baos para todos

Se há restaurantes que percorrem todas as iguarias da cozinha nipónica, o Kame Sushi Bar, em Portimão, é um deles. É que no restaurante de Rúben Costa há de tudo, sempre com a mais fresquíssima matéria-prima. Para celebrar o Verão e um ano de sucesso da casa, a ementa ganha novidades com o Prego Wagyu, servido no bao, pão oriental e o Mini Taco Sour, pratos que só pelo nome nos deixam a salivar.

Foto
Empresário Rúben Costa @Maria Mattos

Burger Ranch Lagoa. Ou o prazer de comer fast-food

Nem sempre queremos um grande grau de elaboração à saída da praia, quando o assunto é comida. A dois minutos da Praia de Benagil e da Praia da Marinha, o novo Burger Ranch Lagoa, aberto pelo empresário Rúben Costa, promete uma coisa: um hambúrguer suculento e delicioso, que satisfaz toda a família. Excusado será dizer que há inúmeras combinações e que, para incrementar ainda mais o sabor, há a opção de adicionais, como bacon ou cebola frita, pagos à parte. Todos os menus vêm com batata frita e bebida, claro.

Foto
Frango panado @Maria Mattos

Churrasqueira do Vau: os prazeres do frango grelhado no Sul

Há poucas coisas que melhor sabem e reúnem consenso num almoço de família como o frango assado. A Churrasqueira do Vau, a poucos passos da Praia do Vau, em Portimão, é a primeira do grupo especializado em churrasco feito no carvão. O segredo? Um molho que tem ingredientes que só Rúben Costa, proprietário, sabe o que contém, mas que faz as maravilhas dos comensais. Para comer na esplanada, saboreando os fins de tarde a sul, e terminar com uma sobremesa tradicional: da baba de camelo à mousse de chocolate.

Foto
Frango assado no churrasco @Maria Mattos

Algarve com italiano à mesa: Amanti di Pizza e Pasta

Ainda no Algarve, desta feita em Portimão, o Amanti di Pizza e Pasta acaba de lançar uma novidade na ementa: ravioli recheado com pêra e gorgonzola, coberto com molho de quatro queijos e amêndoas laminadas torradas. É outro projecto do empresário Rúben Costa, ao lado de Nuno de Jesus, onde há pizzas, massas ou risottos, sempre com ingredientes frescos e da região, trazendo para os pratos os sabores do mar.

Foto
Ravioli recheado com pêra e gorgonzola @Maria Mattos

Frango assado à beira-mar: Churrasqueira de Monte Gordo

Quem sai da praia de Monte Gordo, depois de um dia ao sol e cheio de mergulhos, não fica indiferente ao cheiro que vem dos grelhados no carvão da Churrasqueira de Monte Gordo, projecto dos empresários Sérgio Piscarreta e Rúben Costa. Além do clássico frango assado, há ainda costela de porco grelhada com molho barbecue no melhor estilo americano e Rib Eye, tudo acompanhado com batata frita, saladas de tomate, alface ou mista.

Foto
Costela de porco grelhada @Maria Mattos
Sugerir correcção
Comentar