Um Centro Financeiro do Mar … no Funchal

A atractividade de Lisboa enquanto metrópole europeia deve servir para competir com as suas congéneres e não com as cidades portuguesas, dada a sua óbvia liderança na maior parte dos critérios.

Há várias formas de promover a coesão e mitigar o centralismo do Estado. Portugal tem hoje uma agenda para a coesão e um desafio de descentralização. Mas ainda não traçou o caminho para a regionalização e, infelizmente, “sobrevoam” dúvidas, de todos os quadrantes, sobre o sucesso desta abordagem. Contudo, a coesão económica e social é mais bem garantida com políticas públicas implementadas por quem está próximo das populações, porque detecta melhor os problemas e calibra de forma mais eficaz as medidas. Infelizmente, por vezes, parece que os que mais beneficiam com o potencial da subsiedariedade são os mesmos que a defendem menos!

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários