Portugal com mais medalhas e mais títulos em Oran

Comitiva portuguesa que esteve nos Jogos do Mediterrâneo ultrapassou os resultados em Tarragona 2018.

Foto
Camila Rebelo conquistou duas medalhas de ouro em Oran COP

Mais medalhas e mais títulos do que há quatro anos. É este o balanço da participação portuguesa nos Jogos do Mediterrâneo, que decorreram em Oran, na Argélia. Depois das 24 medalhas (três ouros, oito pratas e 13 bronzes) conquistadas na primeira participação portuguesa no evento, há quatro anos, em Tarragona, Portugal conquistou 25 posições de pódio, dos quais sete títulos, mais dez de prata e oito de bronze.

Numa participação com menos atletas (159, menos 62 que em Tarragona) em menos modalidades (20, menos 9 que no evento espanhol, a natação foi a comitiva em maior destaque, com nove medalhas, conquistadas, das quais três de ouro. Dois dos títulos foram de Camila Rebelo, vencedora nos 100m e 200m costas. Também Diogo Ribeiro saiu de Oran com duas medalhas, uma de ouro nos 50m mariposa e outra de prata nos 100m livres.

Depois da natação, o atletismo foi a segunda modalidade que mais contribuiu para o medalheiro português, com oito medalhas, três das quais de ouro. Leandro Ramos dominou no lançamento do dardo, enquanto João Coelho e Cátia Azevedo ganharam a final dos 400m planos. Outro dos destaques da equipa foi a veterana velocista Lorene Bazolo. A atleta de 39 anos foi segunda na final dos 100m e terceira na final dos 200m.

O outro título da comitiva portuguesa aconteceu no ciclismo de estrada, com Rafaela Reias a triunfar na prova de contra-relógio individual. Houve ainda medalhas conquistadas no tiro, na ginástica artística e no ténis de mesa, e bateram-se cinco recordes nacionais nesta competição, para além de terem sido estabelecidas 20 melhores marcas de 2022.

Vinte e quatro dos 27 países participantes nesta edição dos Jogos do Mediterrâneo ganharam medalhas. A Itália foi, de longe, o país com mais medalhas, 159 (48 de ouro), seguido da Turquia (108, 45 de ouro) e da França (81, 21 de ouro). Portugal ficou em nono no ranking das medalhas.

A próxima edição dos Jogos do Mediterrâneo vai acontecer em Taranto, Itália, em 2025.

Sugerir correcção
Comentar