David Carmo, o primeiro reforço do FC Porto 2022-23 custa 20 milhões

Central deixa o Sp. Braga num negócio que, em função de objectivos, poderá atingir os 22,5 milhões.

Foto
DR

David Carmo já é reforço do FC Porto. A contratação foi oficializada nesta terça-feira, através de um comunicado enviado pelos “dragões” à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O negócio fez-se por 20 milhões de euros, que podem transformar-se em 22,5 milhões, caso sejam atingidos alguns objectivos desportivos.

O defesa central, de 21 anos, assinou com os “dragões” um contrato válido por cinco temporadas, até Junho de 2027, tendo sido acordada uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. E é a primeira contratação para a temporada 2022-23, reforçando um sector que estava fragilizado depois da saída de Mbemba, em fim de contrato.

David Carmo teve uma ascensão meteórica no Sp. Braga nos últimos anos, apenas interrompida por uma lesão arrepiante num choque com Luis Díaz, precisamente num jogo com o FC Porto. Esse infortúnio afastou o jogador aveirense dos relvados durante largos meses, tendo regressado somente a meio da última época mas a tempo de ainda somar 17 partidas.

Central de elevada estatura (1,96m), canhoto, com boa saída de bola e forte no jogo aéreo, David Carmo chega ao Dragão para ocupar a vaga ao lado de Pepe no eixo da defesa. Para além de Mbemba, o FC Porto também não contará com Rúben Semedo (não convenceu Sérgio Conceição) e já voltou a emprestar Diogo Leite, pelo que conta apenas com Fábio Cardoso e Iván Marcano (o espanhol também tem sido assolado por lesões frequentes).

Recentemente convocado pela primeira vez para a selecção A, David Carmo é encarado como um dos centrais do futuro da equipa nacional. Até porque fez uma trajectória promissora nos escalões jovens, tendo inclusive sido campeão europeu de Sub19, em 2018, na Finlândia.

“Penso sempre passo a passo e sinto que este é um voto de confiança pelo trabalho que tenho feito. Vou continuar da mesma maneira, porque é a única forma de ter sucesso”, afirmou, citado pelo site oficial dos “dragões”. “É um orgulho para mim poder fazer parte deste plantel e poder escrever a minha própria história no FC Porto.”

Sugerir correcção
Ler 3 comentários