Guia de literatura: 10 livros para devorar na piscina, na praia ou na espreguiçadeira

Saudades de ler com calma e sem horas para terminar? O calor está aí e em breve, também o Verão e as férias. A época ideal para esquecer o mundo e entregar-se às mil e uma viagens que só um livro pode oferecer.

Foto

Haverá algo mais frustrante que descobrir que já é de madrugada, a meio de um bom livro, e só faltam algumas horas até o alarme tocar? Ou estar tão cansado do (tele)trabalho, das tarefas domésticas e dos trabalhos de casa dos miúdos, que nem conseguimos ler duas ou três páginas antes de adormecer?

É também para pôr as leituras em dia que servem as férias. Para desligar de tudo e descontrair à beira da piscina, na praia ou na espreguiçadeira com um bom livro e uma bebida fresca – e de preferência, à sombra e com protector solar, porque a ler o tempo voa e uma boa história não pode acabar com um escaldão.

E uma vez que os dias já são mais compridos, o calor chegou e as férias estão ao virar da esquina, trazemos 10 sugestões de livros do catálogo da FNAC, que são autênticas montanhas-russas de emoções e descobertas, para aproveitar agora que tem mais tempo para se entregar ao prazer da leitura.

A cor do Hibisco, Chimamanda Ngozi Adichie

Reconhecida por dar voz aos temas do feminismo, Chimamanda Ngozi Adichie, natural da Nigéria, já foi distinguida com diversos prémios e a sua obra é traduzida em mais de trinta línguas. “A cor do Hibisco” é um dos seus mais marcantes romances, onde nos leva numa emocionante história sobre liberdade, amor e ódio, e a linha ténue que separa a infância da idade adulta, através do olhar de uma jovem, Kambili. Presa entre os muros da luxuosa propriedade da família e as regras de um pai repressivo, quando um golpe militar ameaça fazer desmoronar a Nigéria, Kambili é enviada, pelo pai, juntamente com o irmão, para casa da tia. E é aí, numa casa cheia de energia e riso, que descobre um novo mundo onde os livros não são proibidos, os aromas a caril e noz-moscada impregnam o ar, e a alegria dos primos ecoa. Descobertas que vão despertá-la para a vida mas também trazer consequências inesperadas.

Rumo a Casa, Yaa Gyasi

Este é o primeiro livro de Yaa Gyasi, nascida em 1989, que já arrebatou a crítica e os leitores e tornou-a numa das vozes mais promissoras da literatura norte-americana. “Rumo a Casa” conta a história de Effia e Esi, filhas do mesmo pai, nascidas em aldeias diferentes do Gana no século XVIII. Enquanto Effia casa com um inglês e vive confortavelmente no castelo da Costa do Cabo, Esi, sem que a irmã saiba, vê-se aprisionada nas masmorras do mesmo castelo, é vendida como escrava e enviada para a América. Levando-nos pelo suceder de gerações de Esi e Effia, no Gana e nos Estados Unidos da América, o livro mostra-nos a história da escravatura e da cultura afro-americana nos continentes africano e americano até à actualidade, lado a lado.

Leão - O Africano, de Amin Maalouf

Esta é a autobiografia imaginada de uma apaixonante figura histórica: o geógrafo Hassan al-Wazzan, que ficou conhecido como Jean-Léon de Médicis, ou Leão, o Africano, uma figura do Oriente e do Ocidente, homem de África e da Europa, que viveu no século XVI.
Com uma vida feita de aventuras, paixões e perigos, atravessa os grandes acontecimentos do seu tempo, como a Reconquista, durante a qual se encontrava em Granada, tendo que fugir à Inquisição; a tomada do Egipto pelos Otomanos; a África negra, durante o apogeu de Askia Mohamed Touré; e o Renascimento.

O Homem que Gostava de Cães, de Leonardo Padura

Vencedor do Prémio Princesa de Asturias de las Letras em 2015, em “O Homem que Gostava de Cães”, Leonardo Padura envolve-nos numa inquietante e viciante intriga sobre os encontros de Iván, um aspirante a escritor, com um homem enigmático que passeava pela praia com dois galgos russos e que lhe confidencia singulares relatos sobre o assassino de Trótski, Ramón Mercader, de quem conhecia pormenores muito íntimos. Com essas confidências, Iván reconstitui a trajectória de Davídovitch Bronstein, mais conhecido por Trótski, e de Ramón Mercader, e de como se tornaram em vítima e autor de um dos crimes mais reveladores do século XX.

Paula, de Isabel Allende

Com um forte cunho autobiográfico, “Paula” é uma das obras mais intensas de Isabel Allende, uma das mais reconhecidas e incontornáveis escritoras da América Latina. Paula, a filha da escritora, adoeceu gravemente e entra pouco tempo depois em coma. Durante meses no hospital, a autora começou a escrever a história da família para a filha, que continuava inconsciente. Nesse relato, descobrimos os segredos e recordações mais íntimos do seu passado e do seu país natal, o Chile, ao mesmo tempo que testemunhamos as sucessivas tentativas de contrariar e, por fim, aceitar a partida iminente de um ente querido. Escrito como forma de terapia face à irreversível doença, “Paula” é uma verdadeira lição de vida, ao mesmo tempo que nos permite conhecer um pouco melhor o mundo fantástico de “A Casa dos Espíritos” e “Eva Luna” – aos quais apetece, depois, regressar.

Segredos da Mente Milionária, T. Harv Eker

Este é um livro para quem se questiona o porquê de certas pessoas trabalharem arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecerem enriquecer tão facilmente. Segundo o escritor, isso não se deve a diferenças na educação, à inteligência, ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro que todos nós trazemos gravado no subconsciente. Assim, para o Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá. O escritor apresenta então os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro.

Sapiens - História Breve da Humanidade, Yuval Noah Harari

Através de conceitos da paleontologia, antropologia e sociologia, Yuval Noah Harari analisa os principais saltos evolutivos da humanidade, desde as espécies humanas que coexistiam na Idade da Pedra até às revoluções tecnológicas e políticas do século XXI — que nos transformaram em deuses, capazes de criar e de destruir. Uma obra desafiadora, desconcertante e inteligente, numa maneira de ver a nossa História e o impacto do ser humano no planeta completamente única e original.

Inteligência Emocional, Daniel Goleman

Este é o livro que traz a explicação científica por trás das emoções de alguns dos momentos mais confusos das nossas vidas e o mundo que nos rodeia. Daniel Goleman é quem nos guia por essa jornada de descoberta, para no final, aprendermos a gerir a nossa vida emocional com inteligência. Tal como explica Aristóteles, o problema não são as emoções, mas o sentido das emoções e das expressões. “Inteligência Emocional” procura assim responder à questão: “como trazer inteligência às nossas emoções, e civismo às nossas ruas e solicitude à nossa vida em comunidade?”

Verity, de Collen Hoover

Collen Hoover já chegou ao 1.º lugar no top de vendas do New York Times e os seus livros já foram traduzidos para cerca de 30 línguas. Em “Verity”, conta a história de Lowen Ashleigh, uma escritora em grandes dificuldades financeiras, até que aceita uma oferta de trabalho irrecusável: terminar os três últimos volumes da série de sucesso de Verity Crawford, uma autora de renome que ficou incapacitada depois de um terrível acidente.
A convite de Jeremy Crawford, marido da autora, e para poder entrar na cabeça de Verity e estudar as anotações e ideias reunidas ao longo de anos de trabalho, Lowen muda-se temporariamente para a casa deles. Mas o que acaba por descobrir no caótico escritório de Verity é a inacabada autobiografia da autora, com páginas e páginas de confissões arrepiantes, incluindo as suas memórias sobre o dia da morte da filha. Decide ocultar de Jeremy a existência do manuscrito, até que os sentimentos entre os dois se intensificam e começa a pensar que talvez seja melhor que ele leia as palavras escritas por Verity.

Melhores Contos Espirituais do Oriente, Ramiro Calle

Ramiro Calle fez mais de setenta viagens à Ásia para recolher os melhores e mais instrutivos 250 contos daquele continente, aqui reunidos em livro. São contos que partilham conhecimentos fundamentais e profundos que abrem a mente e o coração, e podem ser interpretados consoante a perspicácia e o grau de maturidade mental de quem os escuta.
São para serem lidos e relidos, de forma a aproveitar os seus ensinamentos, que nos permitem transformar a mente, acalmar as nossas ansiedades, encontrar a paz interior e melhorar a nossa vida.

Descubra estas e outras sugestões de leitura em fnac.pt

Advertisement

Sugerir correcção
Ler 2 comentários