Começa o mês do orgulho LGBT+: um calendário com as marchas de todo o país

De uma ponta à outra do país, o orgulho LGBT prepara-se para sair à rua. As marchas começam já este sábado, 4 de Junho, na Covilhã, e estendem-se até Outubro.

Foto
Mercedes Mehling/Unsplash

4 de Junho – Covilhã

É a primeira marcha LGBT na Covilhã. Está marcada para este sábado, 4 de Junho, às 15 horas, com início no Jardim do Goldra, devendo depois passar pelo Hotel Santa Eufémia, pela Rotunda do Rato, Arco da UBI, terminando na Câmara Municipal.

“Sabemos que é nas cidades, vilas e aldeias do interior, onde não usufruímos do anonimato das grandes cidades, onde não existem organizações de apoio à comunidade LGBTI+, que quem aqui nasce ou vive se vê obrigado a deixar a terra onde nasceu ou onde gostava de viver, não só em busca de mais oportunidades, mas também em busca de mais inclusividade”, lê-se no manifesto.

10 de Junho - Sintra

Também em Sintra se marcha pela primeira vez. Com um programa dedicado à temática LGBT previsto para os dias 6, 7, 8, 9 e 10 de Junho, é no último dia, pelas 18 horas, que acontece a manifestação. Ponto de encontro: em frente à Escola Visconde de Juromenha.

11 de Junho - Aveiro

Às 16 horas, no Cais da Fonte Nova, Aveiro reúne-se para mais uma marcha LGBT, depois de, em 2021 ter assinalado a luta apenas com uma concentração no Largo do Rossio. “Voltaremos a percorrer as ruas da cidade, enchendo-as de cores, de orgulho e de luta”, lê-se no Instagram da marcha.

18 de Junho - Lisboa

Depois de dois anos com cancelamentos devido à pandemia, as ruas de Lisboa voltam a encher-se. A 23.ª edição da marcha está marcada para as 17 horas, do Príncipe Real à Ribeira das Naus. “Todas as pessoas estão convidadas a ocupar as ruas de Lisboa. A MOL (Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa) será não só um evento de celebração das conquistas alcançadas, mas também de alerta para aquelas que ainda precisam de ser”, escrevem os organizadores no Instagram.

19 de Junho - Bragança

Pela terceira vez, com interregno nos anos de pandemia, Bragança volta a celebrar o orgulho LGBT. A marcha começa às 15 horas no Largo Forte S. João de Deus e termina na Praça da Sé. A organização pode ser contactada através do email co.marchalgbtq.bgc@gmail.com.

25 de Junho - Porto

Marcada para as 15 horas, a marcha — que ainda não tem um percurso definido —, deverá culminar no Largo Amor de Perdição. “A MOP (Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto) reconhece a interseccionalidade das diferentes formas de opressão e discriminação e, enquanto evento anual de carácter inclusivo, assume o compromisso de atender à diversidade cultural, social, funcional, laboral, étnica e de credos e propõe-se garantir um ambiente inclusivo e seguro para todas as pessoas que nela pretendam participar; bem como promover práticas ecossustentáveis”, refere a organização.

25 de Junho - Faro

O encontro, na Praceta do Infante, está marcado para as 15 horas. Está prevista uma marcha pela Avenida 5 de Outubro e uma “after party na Doca”. A terceira marcha LGBT em Faro acontece depois de as duas anteriores terem sido, à semelhança de tantas outras, canceladas devido à pandemia.

26 de Junho - Caldas da Rainha

Pela primeira vez o orgulho LGBT sai à rua nas Caldas da Rainha. Marcada para as 16h30, a marcha tem início no skatepark e termina na Praça da Fruta. “Marchamos contra o conservadorismo que paira sobre o nosso concelho, e que traz consigo um cinzentismo que não faz o nosso género. Desde 1976 que o município das Caldas é governado por governos de direita. Nestes 46 anos, petrificou-se uma política de inacção no que diz respeito aos direitos LGBTQI+”, escreve a organização no Instagram.

Foto
Stavrialena Gontzou/Unsplash

2 de Julho - Ponta Delgada e Guimarães

A primeira edição, organizada pelo Pride Azores, já foi há dez anos. Este ano o lema é “Sete Cidades, sete cores, sete passos para o arco-íris” — e a marcha está marcada para as 17 horas em Ponta Delgada.

Em Guimarães, o ponto de encontro é na Plataforma das Artes, às 15 horas.

9 de Julho - Barcelos

A terceira marcha do orgulho LGBT em Barcelos está marcada para as 15 horas do dia 9 de Julho. Ainda não há um percurso definido, mas este deverá ser partilhado em breve na página de Instagram da marcha.

10 de Julho - Braga

Ainda não foram divulgadas mais informações. Para já, o colectivo Braga Fora do Armário anunciou apenas o dia.

10 de Setembro - Famalicão

A primeira marcha LGBT de Famalicão está marcada para Setembro, com ponto de encontro na Praça Dona Maria II. Ainda não está definido o percurso.

17 de Setembro - Esposende

Também em Esposende acontece pela primeira primeira vez uma marcha LGBT. O encontro está marcado para as 14 horas na Avenida Eng. Eduardo Arantes e Oliveira, junto à estátua O Cavaleiro. Deverá acontecer também um piquenique e convívio num local ainda por definir.

24 de Setembro - Santarém

Não há ainda informação sobre a hora e o local da terceira edição do evento.

25 de Setembro - Leiria

A segunda marcha pelos direitos LGBT de Leiria está marcada para 25 de Setembro, não havendo ainda informação complementar.

1 de Outubro - Vizela

É outra estreia: a 1 de Outubro, a marcha LGBT sai à rua pela primeira vez em Vizela. O encontro é no Jardim Manuel Faria, não havendo ainda horário ou percurso definidos.

8 de Outubro - Funchal

A partir das 16 horas, no Jardim Municipal do Funchal. O mote: “Deixa passar esta linda liberdade”, lê-se na página do evento.

9 de Outubro - Viseu

Não há, ainda, informação complementar.

Sugerir correcção
Comentar