Rios ibéricos contaminados com pesticidas, herbicidas e metais pesados

Espanha utiliza quase 80 milhões de quilos de agrotóxicos, com destaque para o herbicida glifosato, e desconhece-se o impacto para Portugal vindo através dos caudais dos rios Minho, Douro, Tejo e Guadiana.

Foto
Relatório diz que não exigem “padrões de qualidade” para as substâncias contaminantes em uso e para “medir substâncias que não estão autorizadas ou deixaram de ser usadas há anos” Nuno Ferreira Santos

Do relatório Toxic Rivers, elaborado pela organização ambientalista espanhola Ecologistas en Acción e apresentado no início de Março, surge uma preocupante conclusão: “todas as bacias hidrográficas” do país vizinho “apresentam contaminação com substâncias tóxicas” tanto nas águas superficiais (rios, reservatórios, lagos), como nos aquíferos subterrâneos. O impacto desta carga poluente no território português está por aferir.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários