Exposição

Os retratos “sem cara” de Shaina McCoy são os álbuns de fotos de família de todos nós

A primeira exposição a solo em Portugal da artista norte-americana Shaina McCoy apresenta retratos “que derivam de memórias, retiradas dos seus álbuns de fotografias de família”. Para ver na Galeria Duarte Sequeira, em Braga, até 11 de Junho.

Shaina McCoy
Fotogaleria
Shaina McCoy

“Parece um álbum de fotos de família à escala real”: é assim que a norte-americana Shaina McCoy percepciona a sua nova exposição na Galeria Duarte Sequeira, em Braga. Entre 9 de Abril e 11 de Junho, é possível conhecer o trabalho da artista, natural do estado de Minnesota, na mostra Cadillac4. É a sua primeira exposição a solo em Portugal e nela pode ver-se um conjunto de retratos “que derivam de memórias, retiradas dos álbuns de fotografias de família”, explica a galeria em comunicado.

O nome da exposição tem origem numa expressão dita por um amigo de McCoy: “We go back like a Cadillac on four flats” (“Conhecemo-nos como um Cadillac com quatro pneus furados”, numa tradução livre para português). Uma frase que, para a artista, se refere à “família, amigos e amizades que têm sido construídas dentro do parentesco”.

A ideia de pintar membros da sua família surgiu quando teve de fazer um projecto, na Escola Secundária de Artes de Perpich, onde estudou de 2010 a 2012, em que teve de “explorar a pintura a óleo” e “escolher um assunto que quisesse pintar no decorrer de três semanas”, conta a artista ao P3. Assim, “começou a pintar o seu povo”, até porque “não sabia mais o que pintar” e “não tinha qualquer interesse em pintar naturezas-mortas, arquitectura ou animais”. “Acho que existe um amor que temos [como família] que é algo que quero partilhar com o mundo. É algo que é muito especial para mim, que me recorda do meu objectivo, onde estou e qual é o meu propósito aqui na Terra.”

Caracterizadas pelas suas pinceladas espessas, as pinturas a óleo de Cadillac4 destacam-se pela ausência de elementos faciais nas pessoas retratadas. Tal tem um propósito: os retratos “sem cara” servem como uma “afirmação” das figuras pintadas, permitindo “balançar entre o precipício da familiaridade e o anonimato e desfocar a identidade privada e pública”, descreve a galeria.

No mesmo projecto do ensino secundário, McCoy descobriu que “simplesmente não sabia criar caras com uma tinta a óleo”, o que a fez pensar que a “sua arte não era arte” — esperava-se, diz, que alunos de Artes fossem capazes de “retratar algo que era igual à fotografia”. Contudo, as suas professoras incentivaram-na a prosseguir com este estilo artístico, pois era “unicamente dela” e “algo muito especial”.

Com esta exposição, Shaina McCoy pretende fazer com que os visitantes sintam que “estão a olhar por entre as páginas das suas próprias memórias de família”, vendo-se nas pinturas, “não importando o quão velhos são, o quão novos são, a sua cor, a sua origem”. Demonstrar “o laço, o carinho e a ternura que temos uns com os outros” através das pinturas é outro dos objectivos da artista. “Quero construir esta linguagem, continuar a expandi-la e partilhar os momentos da minha família para inspirar e fazer com que as pessoas abracem os seus entes queridos.”

Cadillac4 é inaugurada no sábado, 9 de Abril, entre as 19h e as 21h, na Galeria Duarte Sequeira, em Braga. A exposição é de entrada gratuita e pode ser visitada até 11 de Junho.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Shaina McCoy
Shaina McCoy
Shaina McCoy
Shaina McCoy
Shaina McCoy
Shaina McCoy
Shaina McCoy
Shaina McCoy
Shaina McCoy
Shaina McCoy
Shaina McCoy
Shaina McCoy
Shaina McCoy