Mortes por covid-19 a descer: Portugal pode alcançar meta que deixa cair máscaras no interior pela Páscoa

Os primeiros dias de Abril revelam uma inversão da tendência no que toca à mortalidade por covid-19 em Portugal, que está a descer e apresenta valores mais baixos do que há uma semana. Meta de 20 mortes por milhão de habitantes a 14 dias pode ser atingida na altura da Páscoa, defendem matemáticos ouvidos pelo PÚBLICO.

Foto
Máscaras ainda são obrigatórias em espaços interiores públicos, incluindo nas salas de aula Paulo Pimenta

Portugal deverá atingir a meta que vai permitir acabar com as máscaras obrigatórias em espaços interiores na Páscoa ou na semana que se segue a esta quadra festiva. É, por isso, expectável que o referencial de 20 óbitos por covid-19 por milhão de habitantes, numa média a 14 dias, seja alcançado na altura em que pode terminar, ou ser renovado o estado de alerta decretado pelo Governo até ao próximo dia 18. As projecções são dos matemáticos Óscar Felgueiras e Carlos Antunes que, apesar de diferirem em alguns dias, apontam num sentido de redução no indicador da mortalidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 20 comentários