Alberto Oculista: a história da marca que se impôs na óptica portuguesa

A celebrar 38 anos de existência, a Alberto Oculista tem várias razões para festejar. E o facto de ter ultrapassado recentemente a centena de lojas é uma delas. Altura para partilhar a história do caminho percorrido e revelar os rostos por trás da marca.

estudio-p,
Fotogaleria
estudio-p,
Fotogaleria
estudio-p,
Fotogaleria

Quando, aos 14 anos, Alberto Caires arranjou o primeiro emprego numa óptica funchalense, estava longe de imaginar que esse viria a ser o mundo onde acabaria não só por vir a fazer carreira, como também por atingir uma posição de destaque a nível nacional. Mas a verdade é que foi aquele passo inicial que determinou tudo o que se seguiu e que hoje assume a forma de um dos mais importantes grupos de óptica em Portugal – o grupo Alberto Oculista – detentor de mais de cem lojas na Península Ibérica e responsável pela disponibilização ao público de um produto único no nosso país – o Serviço Óculos 100% à Medida – vencedor dos prémios Cinco Estrelas 2022 e Produto do Ano 2021, atribuídos pelos consumidores. A isto acresce, claro, o leque de serviços que disponibiliza em todas as lojas, nomeadamente, os exames de optometria e contactologia, sem esquecer a concepção de óculos progressivos em apenas três horas, e até os rastreios visuais que promove junto da comunidade.

Empenho vence barreiras

Embora fosse ainda muito jovem, o certo é que Alberto Caires se apaixonou rapidamente pela profissão e, demonstrando uma apurada capacidade de trabalho, a que se juntaram doses generosas de interesse, curiosidade e empenho, começou logo a evidenciar-se como técnico de óptica. De tal forma deu nas vistas que, alguns anos mais tarde, acabou mesmo por ser “disputado por várias empresas do sector no mercado da ilha da Madeira”, como nos conta o filho, Miguel Caires, actual CEO da Alberto Oculista.

A evolução profissional foi notória e, em 1984, acabou por se estabelecer por conta própria numa pequena loja situada num rés-do-chão da rua Dr. Fernão Ornelas, no Funchal, mas muito longe de imaginar que pudesse chegar ao lugar que ocupa hoje. “Quando se lançou por conta e risco próprios, as dificuldades eram tremendas, os obstáculos imensos”, relata Miguel Caires, todavia, assegura que o pai, ainda que estivesse motivado para “vencer essas barreiras e crescer”, não tinha ideia de que pudesse vir a representar o que a Alberto Oculista representa hoje no mercado nacional.

Foto
Alberto Caires, fundador da Alberto Oculista (à esquerda) e Miguel Caires, CEO da Alberto Oculista (à direita)

Preparados para a globalização

Ainda nem dez anos tinham passado desde o nascimento da primeira loja e já outras começavam a surgir. Ao longo dos anos seguintes, a chancela Alberto Oculista vai-se impondo, à medida que o número de lojas aumenta na ilha da Madeira, alcançando os concelhos mais importantes da região. Até que, em 2011, se dá a viragem rumo ao continente, como recorda Miguel Caires, que nessa altura já participava nas decisões do grupo: “Já com a segunda geração envolvida na gestão desde os primeiros anos da década de 2000, a empresa consolidou-se e preparou-se para o fenómeno da globalização.” Nas suas palavras, “esse passo foi dado com o objectivo de que a globalização não colocasse em causa a posição da Alberto Oculista à data”, o que de facto não aconteceu, bem pelo contrário. O plano foi colocado em marcha e dele fez parte a abertura de dez lojas na região do Algarve, seguindo-se os Açores, Figueira da Foz, Coimbra, Lisboa e muitas outras, nomeadamente, a loja de Madrid, Espanha, permitindo atravessar as fronteiras do país, que “era o passo que faltava”. Este momento é visto pelo responsável como um “marco especial”, tendo em conta que “se trata da internacionalização da empresa, é o culminar de tudo”.

Foto
“Acreditamos que o consumidor final valoriza a diferença e é aí que nos focamos” Miguel Caires, CEO do grupo Alberto Oculista

Plano de expansão vivo e dinâmico

Mas a expansão do grupo Alberto Oculista está longe de ter estagnado e prova disso mesmo é o acordo, celebrado em Novembro de 2021, de aquisição das 34 lojas do grupo Opticenter, constituindo aquele que “representa o maior negócio do sector da óptica alguma vez feito em Portugal”, como salienta Miguel Caires. “É o mais recente exemplo de que o nosso plano de expansão continua vivo e dinâmico e foi um passo muito importante para o nosso grupo, pois significa ultrapassar a barreira das cem lojas de óptica”, afirma. Com a concretização deste negócio, o CEO destaca que foi possível “consolidar a rede de distribuição” do grupo Alberto Oculista no contexto geográfico nacional, “dado que a Opticenter se concentra mais nas regiões Centro e Norte do País, enquanto a marca Alberto Oculista está mais presente no Centro e Sul”. Por outro lado, a aquisição revelou-se também estratégica em termos de posicionamento, uma vez que cada uma das marcas atinge segmentos de mercado diferentes, pois “enquanto a Alberto Oculista se foca na inovação e no serviço, a Opticenter tem como maior força uma relação custo/benefício imbatível”. Com esta integração, o grupo totaliza agora mais de 500 colaboradores, consolidando-se como uma referência no mercado.

Atenção no cliente (sempre)

O compromisso total que a Alberto Oculista assume com o cliente vai muito além da simples prestação de serviço, revelando-se em aspectos cruciais como a constante procura pela melhoria da sua qualidade de vida. Isto é feito através da disponibilização de serviços ópticos de excelência, comprometendo-se a contribuir para uma sociedade mais equitativa, oferecendo serviços e produtos ajustados a todas as faixas etárias e sociais da comunidade onde a Alberto Oculista se insere.

Fotogaleria

Para concretizar a sua missão, há 38 anos que a empresa segue um conjunto de valores por que pauta a sua actuação e dos quais não abre mão, mas sempre em perfeita sintonia com a evolução e as mudanças verificadas na sociedade, como faz questão de referir Miguel Caires. “Valores como responsabilidade, integridade e espírito de sacrifício estão enraizados na nossa cultura desde o primeiro dia de fundação da empresa, mas também é natural que, ao longo dos tempos, a empresa vá evoluindo, vá-se adaptando a um mundo que muda todos os dias”, diz, acrescentando que “valores como ambição, comprometimento, auto-superação e espírito de equipa são ingredientes que hoje fazem parte do nosso ADN”.

Inovação constante

O que também faz parte do código genético da Alberto Oculista é a procura contínua de soluções inovadoras, com vista a contribuir não só para a saúde visual da população, mas também para o seu maior conforto e satisfação. Miguel Caires confirma que estão “sempre a trabalhar na diferenciação”, entendido como o elemento “mais importante”. “Acreditamos que o consumidor final valoriza a diferença e é aí que nos focamos”, reforça, dando como exemplo o serviço Óculos 100% à Medida, que consiste na possibilidade de os clientes, através do software Virtual Eyewear Assistant, disponibilizado em exclusivo pela Alberto oculista no nosso país, acederem a uns óculos inteiramente personalizados, isto é, concebidos de acordo com as suas exactas medidas de rosto e preferências estéticas. “O Virtual Eyewear Assistant é um claro exemplo de que a disrupção e a novidade que se concentra em criar valor às pessoas é sempre vencedora”, realça, acrescentando as vantagens que têm vindo a ser reconhecidas a este serviço: “Quantos usuários de óculos já não tiveram o desconforto de ter uns óculos pequenos demais ou grandes demais? E quantas vezes o consumidor teve a oportunidade de desenhar os seus próprios óculos? Pois bem, nós conseguimos e a experiencia de compra é de tal forma única que o efeito uau é recorrente. Todos os dias, conseguimos surpreender as pessoas que nos visitam e confiam no nosso trabalho.”

Superação é o que mais motiva

Questionado sobre o que motiva diariamente a actividade de quem integra o universo Alberto Oculista, Miguel Caires não hesita na resposta: “Creio que será mesmo a oportunidade que temos para fazer diferente todos os dias. Fazer melhor o que fizemos ontem. Superar os nossos próprios limites e fazer chegar um sorriso aos nossos clientes. Não há nada que nos motive mais do que isso.” Por isso mesmo, sente necessidade de agradecer a todos os que escolhem a Alberto Oculista, nomeadamente, pela “oportunidade” que lhes oferecem de assim se tornarem melhores no que fazem, inovando na forma como o fazem. “Nem sempre acertamos, é certo. Quem inova está mais exposto a riscos, no entanto, com a confiança dos nossos clientes conseguimos ultrapassar cada desafio até chegarmos ao nosso principal objectivo: melhorar a qualidade de vida dos nossos clientes e fazê-lo superando as suas expectativas”, sintetiza.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários