Fitch baixa rating da Rússia e alerta para incumprimento “iminente”

Após duas semanas da invasão da Ucrânia, a agência de notação financeira voltou a baixar a avaliação da Rússia.

Foto
Vladimir Putin, presidente da Rússia Reuters/SPUTNIK

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.


A agência de notação financeira Fitch baixou ainda mais a classificação da dívida de longo prazo da Rússia de nível B para nível C, alertando que um incumprimento financeiro por parte do país é “iminente”.

Na quarta-feira, a Fitch já tinha descido o rating da Rússia de BBB para B, com perspectiva negativa.

Na avaliação agora publicada, a agência refere que a avaliação reflecte a visão da Fitch “de que um default soberano é iminente”.

Os últimos desenvolvimentos “prejudicaram ainda mais a disposição da Rússia de pagar o serviço da dívida do Governo”, afirma a Fitch, referindo-se a um decreto presidencial, de 5 de Março, que pode forçar uma redenominação dos pagamentos da dívida soberana em moeda estrangeira para credores em países específicos.

De um modo mais geral, diz a Fitch, “a intensificação das sanções e as propostas que podem limitar o comércio de energia aumentam a probabilidade de uma resposta política da Rússia que inclua pelo menos o não pagamento selectivo das suas obrigações de dívida soberana”.

Na semana passada, perante o impacto que as sanções económicas podem ter na economia russa e na sua capacidade para cumprir o serviço de dívida,​ outras agências reviram em baixa a sua avaliação da dívida soberana da Rússia. A Moody's cortou o rating em três níveis, de Baa3 para B3, enquanto a Standard & Poor's desceu a sua avaliação em um nível.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de Fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.