Das palavras aos actos: o compromisso de uma farmacêutica com o ambiente

Numa altura em que as alterações climáticas fazem soar campainhas todos os dias, é mais importante que nunca agir, a nível individual e colectivo, em nome da sobrevivência do planeta. Há uma empresa farmacêutica que coloca a sustentabilidade no topo das suas prioridades e está empenhada em reduzir a sua pegada de carbono. Vamos conhecer o seu exemplo.

Foto
Getty Images

Impõe-se cada vez mais que a sociedade e os vários sectores económicos se envolvam na urgência de salvar o planeta, adoptando comportamentos sustentáveis e reduzindo o consumo de plástico. Há empresas conscientes dessa necessidade e a trabalhar nesse compromisso, como a farmacêutica AstraZeneca.

Com sede em Cambridge, no Reino Unido, e mais de duas décadas dedicada à investigação farmacêutica, a multinacional, também presente no nosso país, destaca-se por colocar a sustentabilidade entre as suas bandeiras, dividindo-a em três eixos principais: acesso aos cuidados de saúde, protecção ambiental, ética e transparência.

Enquanto farmacêutica, a AstraZeneca considera que a saúde é um direito humano e tem como missão contribuir para que milhões de pessoas em todo o mundo tenham acesso a terapêuticas sustentáveis, tanto no tratamento, como na prevenção de doenças. Este é um trabalho que passa pela inovação científica, pelo desenvolvimento de parcerias pelo acesso a essas mesmas terapêuticas, e pela garantia de igualdade na saúde. Desenvolvem, por exemplo, campanhas de “disease awareness” em parceria com associações de doentes e sociedades científicas, ou programas como o Youth Health Programe, que promove a adopção de comportamentos saudáveis pelas crianças e adolescentes em situações vulneráveis.

Missão carbono zero

Empenhada em reduzir a sua pegada carbónica, a AstraZeneca Portugal atingiu, em 2020, a neutralidade, e em 2021, tornou-se positiva para o ambiente. Actualmente, está comprometida com a redução das emissões de CO2 da frota, sendo que em 2021 reduziu em 20% as emissões de CO2 com a introdução de 10 viaturas eléctricas. O objectivo é, até 2025, ter uma frota totalmente composta por viaturas eléctricas.

Mas o compromisso da AstraZeneca com a protecção ambiental vai mais longe: nos últimos dois anos, em acções de reflorestação, foi responsável pela plantação de 10 mil árvores e, consequentemente, por sequestrar perto de 1000 toneladas de CO2.

Procurando ser uma empresa mais “verde” em todas as suas vertentes, a farmacêutica tem investido em iniciativas que tornem o edifício mais sustentável, nomeadamente: instalação de 543 painéis fotovoltaicos que asseguram 30% das necessidades energéticas do edifício e utilização de energia 100% renovável; redução de 54% no consumo energético em 2020; redução de 20% nos gastos de água desde 2015; e um projecto de criação de economia circular no edifício, e de aproveitamento das águas pluviais. Aliás, até 2030 é ambição da companhia ser negativa em carbono na cadeia de valor a nível global.

Foto
A indústria farmacêutica, tal como qualquer outro sector de actividade e o comum do cidadão, deve ter uma preocupação constante em reduzir ao máximo a sua pegada ambiental." Sérgio Alves, Country President da Astra­Zeneca Portugal

Uma mudança que vem de dentro

O compromisso com a sustentabilidade na AstraZeneca vive-se também ao nível interno na empresa. A farmacêutica procura garantir equidade no local de trabalho, no acesso aos medicamentos, nos ensaios clínicos e outras áreas. Da sua ética e cultura fazem ainda parte a promoção da diversidade e a inclusão – que consideram fundamentais para a inovação e o crescimento da empresa.

Sérgio Alves, Country President da AstraZeneca Portugal, esclarece o posicionamento da empresa na protecção do ambiente e apela à indústria a seguir o seu exemplo: “o planeta é de todos, pelo que todos, sem excepções, podem contribuir. Neste sentido, a indústria farmacêutica, tal como qualquer outro sector de actividade e o comum do cidadão, deve ter uma preocupação constante em reduzir ao máximo a sua pegada ambiental e, simultaneamente, explorar como pode contribuir de forma positiva para o ambiente. Considero que é do trabalho em equipa e em parceria que resultam as melhores soluções. Por isso, há que olhar para toda a cadeia de valor e desafiar os parceiros a encontrar soluções cada vez mais amigas do ambiente. As instalações das empresas também podem ser adaptadas, as frotas automóveis, assim como alguns processos no sentido de os tornar mais sustentáveis. Por vezes, as mudanças são mínimas mas resultam em impactos brutais para o ambiente”.

Assim, não restam dúvidas a sustentabilidade é uma missão levada a sério na AstraZeneca, e que mais empresas deviam seguir o seu exemplo, em nome do nosso planeta.