Ser transgénero na primeira pessoa: Elliot Page anuncia livro de memórias para 2023

“O livro de memórias aprofundará a relação de Page com o seu corpo, a sua experiência enquanto uma das pessoas trans mais famosas do mundo e abordará ainda temas como a saúde mental, agressão, amor, relações, sexo e o esgoto que Hollywood pode ser.”

Foto
Elliot Page fez história, em Março do ano passado, ao ser o primeiro homem trans na capa da revista Time Richard Bord/Getty Images

A história de Elliot Page passará a estar eternizada em livro, em 2023. A estrela do filme Juno, que se assumiu no final de 2020 como transgénero, irá lançar, no próximo ano, o livro de memórias Pageboy. A notícia foi divulgada esta quinta-feira pela editora Flatiron Books​, avança a revista People que cita a Associated Press (AP). As memórias deverão versar em especial sobre a relação do actor de 34 anos com o seu corpo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A história de Elliot Page passará a estar eternizada em livro, em 2023. A estrela do filme Juno, que se assumiu no final de 2020 como transgénero, irá lançar, no próximo ano, o livro de memórias Pageboy. A notícia foi divulgada esta quinta-feira pela editora Flatiron Books​, avança a revista People que cita a Associated Press (AP). As memórias deverão versar em especial sobre a relação do actor de 34 anos com o seu corpo.

“O livro de memórias aprofundará a relação de Page com o seu corpo, a sua experiência enquanto uma das pessoas trans mais famosas do mundo e abordará ainda temas como a saúde mental, agressão, amor, relações, sexo e o esgoto que Hollywood pode ser”, descreve a editora norte-americana, que publica sobretudo não-ficção. Entre os autores editados pela chancela destacam-se Oprah Winfrey, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o chef britânico Jamie Oliver.

A notícia foi confirmada por Elliot Page, ao partilhar nos stories do Instagram uma imagem da notícia que tem sido partilhada nas redes sociais. A Flatiron Books também ainda não falou directamente sobre o tema nas redes sociais, mas, no Twitter, republicou a boa-nova.

Foto
INSTAGRAM/ELLIOT PAGE

Ainda de acordo com a People, o actor irá recordar os momentos iniciais da carreira na representação, em especial o filme Juno, que lhe granjeou a fama e uma nomeação para os Óscares, em 2008. A experiência na comunidade transgénero, a que confirmou pertencer em Dezembro de 2020, bem como o processo da transição, também deverá ser relatado por Elliot Page. “Não é possível descrever o quão incrível é sentir que me amo o suficiente para perseguir o meu autêntico eu”, escreveu então, no Instagram.

No início de 2021, em Janeiro, o actor viveu momentos menos felizes ao divorciar-se da mulher, a bailarina Emma Porter, com quem era casado desde 2018. Pouco depois, em Março, fez história ao ser o primeiro homem trans na capa da revista Time. E abriu-se sobre o novo corpo e a nova vida numa íntima entrevista a Oprah, a primeira desde que se assumiu transgénero. “Esta é uma dicotomia interessante: de certa forma parece, até certo nível, ser a coisa mais miraculosa e espantosa e é também apenas a experiência de ‘Oh, aqui estou eu'”, relatou à apresentadora norte-americana.

O actor partilhou novamente ─ já o tinha feito na revista Time ─ a experiência da cirurgia ao peito, feita por muitos homens transgénero para remover o excesso de tecido mamário. “Queria falar sobre este tema por várias razões. Queria partilhar com as pessoas o quanto mudou a minha vida, porque acredito que salva vidas e é o caso de tanta gente… e também porque há um ataque aos cuidados de saúde trans neste momento. Quando já há tanta escassez no acesso, as pessoas transgénero nem querem ir ao médico”, lamentou.

Na mesma entrevista prometeu ser “uma voz de autoridade no meio de uma guerra cultural” e talvez o livro venha a ser um importante passo nesse caminho. Quanto a voltar a representar, o actor dizia-se “numa explosão massiva de criatividade”. Recentemente, a Netflix confirmou que Elliot Page continuará a fazer parte do elenco da série Umbrella Academy, onde dá vida a Vanya Hargreeves, uma mulher com superpoderes.