Navio em chamas ao largo dos Açores transporta 4000 veículos do grupo Volkswagen

O alerta foi dado na quarta-feira de manhã. O fogo mantém-se activo, mas sem perigo de atingir os tanques de combustível do navio que “estão todos abaixo da linha de água e foram vedados”.

Foto
O fogo mantém-se activo, mas sem perigo de atingir os tanques de combustível Marinha Portuguesa

O navio Felicity Ace que se incendiou na quarta-feira ao largo do Faial, nos Açores, continua a arder e à deriva, mas sem causar qualquer foco de poluição, segundo o porta-voz da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional.

“De acordo com as últimas informações, o navio ainda está a arder e à deriva ao largo do Faial, mas não foram registados focos de poluição e nem temos indicação de risco de afundamento”, disse à Lusa esta sexta-feira o comandante José Sousa Luís.

De acordo com o comandante, o navio, que transportava carros do grupo Volkswagen, está a ser acompanhado pelo NRP Setúbal.

Os 22 tripulantes do navio mercante foram resgatados ainda na quarta-feira, sem precisarem de assistência médica.

Ainda de acordo com a Marinha, “o armador do navio Felicity Ace está em contacto com o agente logístico no sentido de ser delineado plano de reboque do navio”.

O capitão do Porto da Horta, João Mendes Cabeças, explicou na quinta-feira que, apesar de se manter activo, “não haverá perigo” de o fogo chegar aos tanques de combustível do navio, porque “estão todos abaixo da linha de água e foram vedados”.

Carros da Volkswagen, Porsche e Bentley a bordo

Segundo a Associated Press (AP), o Felicity Ace, que partiu de Emden, na Alemanha, rumo ao porto de Davisville, no estado norte-americano de Rhode Island, transportava cerca de 4000 carros do grupo Volkswagen.

O Grupo Volkswagen disse à AP que o Felicity Ace transportava veículos construídos na Alemanha para os Estados Unidos, escusando-se a dar informações sobre eventuais consequências que o incidente pode trazer aos clientes ou para a empresa.

Não são conhecidas todas marcas dos automóveis que se encontram a bordo, mas um porta-voz da Porsche, citado pela Bloomberg, confirmou que a marca de luxo tem 1100 veículos a bordo. Neste lote estarão também 189 Bentleys, segundo o site especializado The Drive, que cita um porta-voz da marca.

Além da Volkswagen, fazem parte do grupo as marcas Audi, Porsche, Lamborghini, Bentley e Bugatti.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários