Terrorismo? Especialistas pedem cautela na classificação do ataque travado em Lisboa

Ataque travado, inédito em Portugal, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa pode não ter motivações ideológicas, essenciais para se falar em terrorismo, dizem peritos. Presidente do OSCOT entende que qualificação possa ter sido utilizada numa óptica de “prevenção criminal”. “Portugal tem uma forma bastante ampla de usar o termo ‘terrorismo’”, aponta Diogo Noivo, lembrando o caso da academia do Sporting, em Alcochete.

Foto
PJ classificou como "acção terrorista" o que um jovem de 18 anos pretendia fazer na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Fábio Augusto/Arquivo

O ataque que um jovem português de 18 anos estaria a preparar para acontecer, esta sexta-feira, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa foi classificado pela Polícia Judiciária como uma “acção terrorista”. Ao PÚBLICO, especialistas alertam, porém, que o caso pode não ser terrorismo, por, eventualmente, não ter por trás uma motivação ideológica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 19 comentários