Mensagens por responder, notificações por abrir. Há quem não consiga lidar com a ansiedade do online

O telemóvel vibra. Será importante? É uma mensagem da minha família, do meu chefe ou dos meus amigos? A ansiedade vai-se apoderando. Três jovens dão o testemunho sobre o quão esgotante pode ser estar constantemente online e uma psicóloga explica ao P3 a melhor forma de lidar com a pressão das redes sociais.

Foto
As pessoas passam entre quatro a seis horas por dia nos telefones e têm uma média de 30 mensagens por responder Tiago Lopes

Omnipresente, omnipotente e omnisciente: dons atribuídos a divindades transpõem-se na era digital para o comum mortal, quase como imposições. É esperado que se esteja disponível 24 horas por dia para responder (ou, pelo menos, estar atento) a mensagens, emails, videochamadas e notificações. Mas será fácil impor limites? Poderá o imediatismo das redes sociais ter um impacto grave na saúde mental?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários