Mediterrâneo é um dos mares com mais plásticos do planeta

Um relatório elaborado pelo instituto alemão Alfred Wegener indica que o Mediterrâneo é um dos mares com mais plásticos do planeta. Espanha é um dos seus maiores poluidores.

Foto
daniel rocha

Um relatório da WWF, divulgado esta terça-feira, revela que o Mediterrâneo se tornou um dos mares com maior concentração de plásticos do planeta, tendo um sério impacto no seu ecossistema e representando uma ameaça à sobrevivência de 134 espécies.

“Existem indicadores de que praticamente todo o ecossistema do Mediterrâneo está afectado pela poluição plástica e isso, a longo prazo, pode gerar efeitos adversos para a economia das comunidades que dependem da pesca e para a saúde humana”, disse Eirik Lindebjerg, da organização não-governamental WWF (World Wide Fund for Nature).

O relatório elaborado pelo instituto alemão Alfred Wegener indica que o Mediterrâneo ultrapassou o limite de concentração de microplásticos a partir dos quais é provável que ocorram “riscos ecológicos significativos”.

Lindebjerg afirmou que mais de 100 espécies no Mediterrâneo são vítimas da poluição plástica. Entre as espécies mais afectadas, estão as tartarugas marinhas ou as aves marinhas, que sofrem alterações no seu sistema digestivo devido à ingestão desses materiais, às vezes letais.

Quanto ao possível efeito sobre a indústria pesqueira, o especialista destacou que, embora actualmente não haja evidências conclusivas de que comer peixe do Mediterrâneo seja prejudicial à saúde, a destruição dos ecossistemas representa um risco económico considerável para as comunidades que dependem da pesca.

“Os efeitos a longo prazo da poluição plástica ainda são desconhecidos, mas como já foi comprovado, o ecossistema marinho sofre como um todo, o que nos leva a pensar que espécies comercialmente importantes para os humanos sofrerão as consequências”, disse Lindebjerg.

Segundo dados da ONG, Espanha é um dos cinco países que mais polui o Mediterrâneo com plásticos, com números semelhantes aos de França e atrás apenas do Egipto, Turquia e Itália.

Outros ecossistemas marinhos como os recifes de coral, que fornecem elementos vitais para as populações humanas bem como para as espécies marinhas, estão seriamente ameaçados.

Sugerir correcção
Comentar