“Em vez da albufeira da barragem temos um charco de água”

Quando o país atravessa uma seca, é habitual olhar-se para o Alentejo ou o Algarve, onde os efeitos costumam ser mais intensos. Mas, desta vez, foi a norte do Tejo que os níveis alarmantes das albufeiras de várias barragens, levaram a tomar medidas excepcionais. “Triste” e “desolador” é o que mais se ouve por ali.

#LM Miguel Manso -  Barragem de Vilar-Tabuaço 05 de fevereiro de 2022�
Fotogaleria
#LM Miguel Manso - Barragem de Vilar-Tabuaço 05 de fevereiro de 2022
#LM Miguel Manso -  Barragem de Vilar-Tabuaço 05 de fevereiro de 2022�
Fotogaleria
#LM Miguel Manso - Barragem de Vilar-Tabuaço 05 de fevereiro de 2022
#LM Miguel Manso - Barragem de Vilar-Tabuaço  - 4  de fevereiro de 2022�
Fotogaleria
#LM Miguel Manso - Barragem de Vilar-Tabuaço - 4 de fevereiro de 2022 Miguel Manso�
#LM Miguel Manso - Foz da ribeira de Alge com o Zêzere - 3 de fevereiro de 2022�
Fotogaleria
#LM Miguel Manso - Foz da ribeira de Alge com o Zêzere - 3 de fevereiro de 2022 Miguel Manso�

Com dois paus grossos bem seguros na mão e o cão Rex preso pela trela, Ana e José Santos fazem a caminhada habitual no caminho empedrado que circunda a albufeira da barragem de Vilar-Tabuaço, na aldeia da Faia, em Sernancelhe. Habitualmente, têm como paisagem um espelho de água, mas nos últimos dias o que os acompanha é um cenário quase lunar, de solo arenoso e castanho a descoberto, e o que parecem apenas umas pequenas poças de água, aqui e ali. Com apenas 19% do volume habitual, a barragem é uma das viram suspensa, esta semana e até ao final de Fevereiro, a produção hidroeléctrica, por ordem da Comissão da Seca. Por aqui, diz-se que a decisão já vem tarde e o cenário, desolador, leva José Santos a desabafar: “Em vez da albufeira da barragem temos um charco de água.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários