Em Tóquio, uma adorada torre de “casas-cápsula” vai ser demolida

O icónico edifício não se enquadra nos standards de resistência necessários para resistir a um terramoto. A demolição deverá começar na Primavera de 2022 — uma decisão que não agrada aos moradores.

Foto
Ryo Aoki/Japan News-Yomiuri

A Nakagin Capsule Tower, conhecida pela sua aparência simplória, rectangular, em forma de blocos, tem sido um local de relevo na periferia do distrito de Ginza, em Tóquio.

No entanto, entre dúvidas acerca da capacidade desta estrutura já velha ser capaz de sobreviver a um terramoto, estão a decorrer negociações para que seja vendida a uma imobiliária, demolida e substituída por outra. E muitos lamentam a perspectiva de perda de uma obra de arquitectura histórica que tem sido adorada há meio século.

A torre foi projectada por Kisho Kurokawa (1934-2007), que também desenhou o Centro Nacional de Arte, em Tóquio, terminado em 1972. Tem um total de 140 residências tipo cápsula, em dois edifícios de 13 e 11 andares. Cada apartamento tem cerca de nove metros quadrados e inclui uma casa de banho.

Foto
Tatsuyuki Maeda Ryo Aoki|/Japan News-Yomiuri

O edifício foi concebido como parte de um movimento arquitectónico chamado “Metabolismo”, apresentado na Conferência Mundial de Design de 1960, em Tóquio. O termo biológico foi usado como uma forma de descrever espaços arquitectónicos e urbanos que evoluem através da expansão e intercâmbio, em resposta às mudanças na sociedade e no tempo.

Ainda que fosse suposto o edifício evoluir ao longo do tempo através da substituição das cápsulas, já não se enquadra nos standards de resistência necessários para resistir a um terramoto e o cimento está a degradar-se. Nenhuma das cápsulas foi alguma vez substituída.

A associação de residentes decidiu reconstruí-lo em 2007, mas a decisão foi anulada em 2009 quando a empresa contratada para construir o novo condomínio faliu. A associação reuniu em Março e decidiu que o edifício deveria ser vendido. A demolição deverá começar na Primavera de 2022.

Foto
Os interiores estão decorados com objectos retro. Ryo Aoki/Japan News-Yomiuri

Ainda assim, alguns querem que o edifício seja preservado. Tatsuyuki Maeda, de 54 anos, dono de várias cápsulas, lançou um projecto de preservação e revitalização em 2014. Através de um crowdfunding, angariou cerca de 7,7 milhões de yen, sete vezes mais do que o valor inicial pretendido.

Maeda diz que o grupo pretende doar cápsulas a museus e criar livros documentais sobre a história do edifício. “As janelas circulares e interiores estreitos são como naves espaciais. Deixam-me entusiasmada e ajudam-me a concentrar-me no meu trabalho”, disse uma mulher que trabalha como DJ e usa uma cápsula como uma segunda casa. “Há muita tristeza, não só pelo facto de se perder o edifício, mas também por causa da comunidade de residentes.”

Maeda afirmou: “É um edifício misterioso que atrai pessoas e tem muitos fãs por todo o mundo. Gostava que isso permanecesse de alguma forma.”

Sugerir correcção
Comentar