A sedução do Dubai Antigo

Numa altura em que o Dubai acolhe a Expo 2020, descubra o charme dos bairros históricos deste fascinante emirado. Mercados tradicionais, museus e gastronomia autêntica são alguns dos cartões de visita de um Dubai que o vai surpreender.

estudio-p,
Fotogaleria
estudio-p,
Fotogaleria
estudio-p,
Fotogaleria
estudio-p,
Fotogaleria

A fervilhar de personalidade, história secular e movimentados souks, o Dubai guarda alguns tesouros que lhe vão despertar todos os sentidos. Pólo cultural do emirado, as populares zonas de Deira e Bur Dubai são perfeitas para alguns dias de descoberta. Siga este roteiro e deixe-se render à sedução do Dubai histórico.

Deira: o esplendor do Dubai Antigo

Para uma experiência imersiva no Dubai Antigo comece a sua visita em Deira, uma das partes com mais história da cidade. Esta área preserva o legado do passado comercial do Dubai – durante séculos, os comerciantes atracavam os seus barcos nas margens de Deira, trazendo especiarias, café, perfumes ou ouro de países distantes.

Este espírito mercantil ainda subsiste e pode ser vivido nos vários souks de Deira. Os souks são mercados típicos dos países árabes (também chamados bazares em países como a Turquia ou o Irão), tanto ao ar livre em mercados interiores, em que, na maior parte dos casos, não há preços fixos, mas antes o regateio. Os tempos mudaram, mas no Dubai a importância dos souks mantém-se e é em Deira que encontrará alguns dos mais afamados. Hoje em dia, ouro, perfumes, especiarias ou têxteis são ainda vendidos nos mercados históricos de Deira. Lembre-se apenas que algumas lojas dos souks tradicionais tendem a fechar para o período de almoço, pelo que é melhor visitá-los de manhã ou ao final da tarde. Às sextas-feiras, a maioria abre apenas a partir das 15/16h.

É no Souk das Especiarias que encontrará o maior banquete sensorial. Siga os aromas de cardamomo, açafrão, limões secos e pétalas de rosa, até chegar às ruelas e becos deste souk. Chegará a um mercado vivo, com cores vibrantes de especiarias, ervas e temperos de todo o mundo. Sinta a nostalgia do passado à medida que passa pelos montinhos de ervas aromáticas que transbordam de grandes cestos a cada esquina e converse com os vendedores que lhe darão ideias sobre como usar as especiarias exóticas. A interacção com os fornecedores faz parte da diversão, e as negociações amigáveis são frequentemente recebidas com um sorriso. Antes de sair do souk, certifique-se de que compra dois produtos emblemáticos do emirado: o zaatar – uma mistura de ervas à base de tomilho, popular da região e utilizada para dar sabor a pão e a carnes e as famosas tâmaras do Dubai.

Nesta rota dos souks, descubra também o reluzente Souk do Ouro, onde encontrará peças de design em ouro de todo o mundo. Longas filas de bancas do mercado exibem uma miríade de produtos atraentes, desde ornamentos incrustados de diamantes, a cordões de pérolas. Pode ter a certeza de que as peças compradas são genuínas, já que todos os produtos são cuidadosamente regulamentados pelo governo do Dubai para garantir a sua autenticidade.

Já no Souk dos Perfumes encontrará um mundo de novos aromas. Este souk é composto por centenas de barracas diferentes, com muitas fragrâncias tradicionais, reflexo da grande paixão dos países árabes pelos perfumes. Para uma fragrância verdadeiramente única, pode inclusivamente pedir que seja criado um perfume totalmente personalizado a seu gosto.

Souk Madinat Jumeirah
Souk das Especiarias
Souk do Ouro
Souk dos Tecidos
Fotogaleria
Souk Madinat Jumeirah

Depois de experienciar o fascínio das cores, sons e odores vibrantes dos souks, é tempo de descobrir a pujante vida cultural de Deira, visitando alguns dos seus mais cativantes museus. Destes, destaque para dois: o Museu das Mulheres e o Museu de Naif. O primeiro é uma autêntica viagem através do tempo, mostrando o papel das mulheres na história do Dubai e dos Emirados Árabes Unidos através de exposições que celebram as suas muitas conquistas em várias áreas: negócios, artes, educação ou política. Já o Museu Naif – um antigo forte que já serviu de quartel-general da polícia e prisão – oferece uma visão fascinante da história e do desenvolvimento das forças de segurança do Dubai. Construído em 1939 quase inteiramente de argila, o forte tem duas salas de exposição que abrigam modelos em tamanho real, exposições interactivas e galerias de objectos, como os uniformes e armas.

Sinta o tempo parar no canal Dubai Creek

A caminho de Bur Dubai, na margem oposta de Deira, atravesse o agitado Dubai Creek, um canal que sempre foi uma força motriz da cidade e que continua a atrair visitantes, que podem observar o rico património histórico do centro do Dubai a partir de barco.

Em tempos a entrada para o porto de mergulho de pérolas mais célebre do Golfo Pérsico, a lendária presença do Dubai Creek ainda é sentida hoje pelos pescadores e comerciantes que atravessam as águas calmas nos seus tradicionais dhows árabes, a que se juntam iates modernos, tornando o canal mais activo do que nunca.

Foto
Dubai Creek

Embarque num dos muitos barcos tradicionais, chamados abras, para atravessar o canal. Os abras partem com diferença de minutos durante o dia em quatro estações ao longo do Dubai Creek. A mais popular rota liga a estação do velho Souk de Deira (próxima do Souk das Especiarias) à estação de Bur Dubai (oeste do Souk Antigo). Para uma experiência ainda mais recompensadora, pode reservar o seu próprio abra durante uma hora e ver o canal com mais tempo, admirando as espectaculares vistas do novo e do antigo Dubai, incluindo casas tradicionais, torres e minaretes. Faça a viagem de manhã para observar os comerciantes locais ancorarem os seus barcos, ou ao cair da noite – existem poucas experiências tão atmosféricas quanto passear de barco pelo canal ao pôr-do-sol, ao som do adhan (chamada à oração) das mesquitas próximas.

Reviva o passado em Bur Dubai

O Dubai começou em Bur Dubai. Muito antes de o emirado se transformar numa metrópole modernista, este era o coração da cidade. Hoje, continua a ser o epicentro da actividade cultural da metrópole, acolhendo algumas das mais fascinantes pérolas culturais e artísticas.

O Museu Al Shindagha é um dos imperdíveis museus de Bur Dubai. Localizado junto à margem do Dubai Creek, o espaço celebra a notável história marítima do Dubai. O museu abriga o tour “Dubai Creek: Nascimento de uma Cidade”, uma experiência multimédia que mostra como o Dubai moderno se formou nas margens do canal. O museu é também o lar da Casa de Perfumes, onde pode aprender mais sobre os óleos e perfumes tradicionais dos Emirados Árabes Unidos.

O mais antigo edifício da cidade, o Forte Al Fahidi, acolhe o Museu do Dubai. Construído em 1787, este forte agora reconvertido em museu mostra a história do Dubai e o seu património. As suas galerias recriam as históricas casas árabes, mesquitas, souks, quintas de tâmaras ou casas no deserto. Um pouco mais afastado do Dubai Antigo, num magnífico edifício em Jumeirah, fica o Museu Etihad, local para conhecer mais sobre a história contemporânea dos Emirados Árabes Unidos.

Museu do Dubai
Museu do Dubai
Museu Al Shindagha
Fotogaleria
Museu do Dubai

Um bom complemento a estes dois museus é o Centro para o Entendimento Cultural Sheikh Mohammed. Instalado numa torre de vento cuidadosamente restaurada, este centro oferece uma grande riqueza de informações e tem uma extensa programação de actividades, incluindo aulas de árabe, passeios pelo património e visitas guiadas a mesquitas. Pode ainda degustar um pequeno-almoço, almoço ou jantar tradicional dos Emirados – sente-se nos tapetes e almofadas de estilo beduíno, enquanto desfruta de uma selecção de pratos e o anfitrião responde a perguntas sobre a vida no emirado. Com o lema “Portas abertas, mentes abertas”, todas as perguntas são bem-vindas e respondidas.

Refeição terminada, que tal um café num sítio muito especial, onde poderá conhecer a história deste produto milenar? O café foi sempre uma parte importante da cultura Árabe e o Museu do Café mostra exactamente de que forma. Aprecia mais o chá? Há um sítio em Bur Dubai para si: o Arabian Tea House. Este pequeno e singular café dispõe de mais de 150 tipos de chá, incluindo uma mistura da casa de chá preto com ervas e fruta, ou o karak chai, uma mistura forte de chá com um pouco de leite e especiarias.

Arabian Tea House
Museu do Café
Fotogaleria
Arabian Tea House

Muito perto do Arabian Tea House fica o Espaço XVA. Além de um hotel e de um café vegetariano, este espaço fotogénico possui uma galeria de arte contemporânea aclamada internacionalmente, especializada em obras de artistas consagrados e emergentes do mundo árabe, da Índia e do Irão. Outros destaques culturais de Bur Dubai são o Museu das Moedas (com mais de 470 moedas raras em exibição), a Casa de Eventos (que costuma realizar eventos culturais e actividades relacionadas com o património, como demonstrações de artesãos locais) e a Casa da Caligrafia (onde pode descobrir mais sobre a arte da caligrafia árabe).

Mas a maior das pérolas da zona de Bur Dubai é provavelmente o Bairro Histórico de Al Fahidi. Outrora um importante entreposto comercial, o bairro oferece um vislumbre do Dubai do final do século XIX e de inícios do século XX. Grande parte da sua edificação original está intacta e bem preservada, nomeadamente as tradicionais torres de vento construídas em pedra, teca, gesso, madeira de palmeira e sândalo. Passeie pelos becos e ruas sinuosas do bairro para descobrir não só a arquitectura tradicional, como uma variedade de museus, galerias de arte, lojas e mercados, incluindo o pitoresco Souk dos Tecidos. Neste souk irá encontrar centenas de tecidos numa variedade estonteante de cores e texturas. Além de tecidos e roupas, também terá acesso a uma infinidade de botões, lantejoulas, pedras, rendas e outros acessórios que podem adicionar um toque de elegância árabe à sua roupa.

Rua em Al Fahidi
Al Fahidi
Fotogaleria
Rua em Al Fahidi

A uma curta distância do Souk de Tecidos fica a Grande Mesquita do Dubai. Construída no tradicional estilo islâmico, este impressionante templo muçulmano forma o centro da vida religiosa do Dubai. Entrelaçada com mosaico azul e esculturas geométricas complexas, é uma obra-prima arquitectónica.

Termine o dia com uma boa refeição. Felizmente, o Bur Dubai é o paraíso de quem gosta de comer bem. Opte pelos restaurantes e cafés aconchegantes nos serenos pátios do Bairro Histórico Al Fahidi, ou dirija-se à vibrante área do Meena Bazaar – A Pequena Índia do Dubai – onde os restaurantes étnicos oferecem caris de comer e chorar por mais. São muitas as opções para comer fora, quer seja uma refeição familiar, jantar romântico ou petisco entre amigos.

Sugerir correcção
Comentar