Uma mulher à espera

Como filmar isto, uma mulher permanentemente à espera? Danielle Arbid responde de forma quase literal: fazendo um filme que parece funcionar ao ralenti.

Fotogaleria

O aspecto interessante de Uma Paixão Simples é ser um filme totalmente dedicado à perseguição de uma coisa que, pela sua natureza material (ou mesmo “materialista”), o cinema tem dificuldade em conseguir: um estado psicológico, o interior da alma de uma personagem, e praticamente nada mais do que isto, um estado psicológico e o interior da alma de uma personagem. A voz off sobre o rosto da protagonista Laetitia Dosch resume o essencial do filme da franco-libanesa Danielle Arbid, anunciando um período da vida daquela mulher em que, tomada por uma paixão assolapada por um homem casado (um russo, interpretado pelo bailarino Sergey Polunin, que trabalha no serviço de segurança da embaixada russa em Paris), mais não fez do que “esperar”. E esta “espera”, consubstanciada num anseio melancólico que, se não suspende a realidade, se sobrepõe a ela e a deixa ao longe, faz todo o objecto de Uma Paixão Simples.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O aspecto interessante de Uma Paixão Simples é ser um filme totalmente dedicado à perseguição de uma coisa que, pela sua natureza material (ou mesmo “materialista”), o cinema tem dificuldade em conseguir: um estado psicológico, o interior da alma de uma personagem, e praticamente nada mais do que isto, um estado psicológico e o interior da alma de uma personagem. A voz off sobre o rosto da protagonista Laetitia Dosch resume o essencial do filme da franco-libanesa Danielle Arbid, anunciando um período da vida daquela mulher em que, tomada por uma paixão assolapada por um homem casado (um russo, interpretado pelo bailarino Sergey Polunin, que trabalha no serviço de segurança da embaixada russa em Paris), mais não fez do que “esperar”. E esta “espera”, consubstanciada num anseio melancólico que, se não suspende a realidade, se sobrepõe a ela e a deixa ao longe, faz todo o objecto de Uma Paixão Simples.