PO CH organiza conferência para debater os resultados da avaliação da sua estratégia de comunicação.

O evento, a ter lugar no dia 28 de Outubro, com emissão no site e facebook do Jornal e na plataforma E-volui, em www.e-volui.pt, centrar-se-á sobretudo no impacto da marca POCH e em como melhor transmitir a sua mensagem às pessoas.

Foto

O que é o POCH? O mais certo é o cidadão comum desconhecê-lo: um estudo da marca revelou que, apesar de gozar de grande notoriedade nos destinatários do programa – escolas e outras entidades beneficiárias apenas 19% da população em geral reconhece a marca. No entanto, o POCH – Programa Operacional do Capital Humano – é um dos mais dinâmicos programas operacionais que compõem o Portugal 2020. Com efeito, um dos objectivos da próxima conferência do POCH a ter lugar este mês é, precisamente, o de analisar a discrepância de reconhecimento da marca e importância do Programa entre os seus beneficiários e o resto da população.

Entre os seus beneficiários directos, o POCH goza de grande notoriedade, pois é o tipo de programa com a capacidade não apenas de moldar, mas de criar verdadeiros percursos educativos e carreiras profissionais, mudando de forma palpável o trajecto de vida dos seus beneficiários. De todo o modo, é preciso ter em conta que o desconhecimento sobre os objectivos do POCH, identificado pela avaliação, já mencionado, não é inesperado: por norma, o trabalho realizado por este tipo de programas – disperso pelo território, aplicado em áreas concretas do sector educativo e com uma grande atomização dos seus fundos quanto aos projectos que financia – é invisível para a maioria da sociedade civil.

Os seus principais objectivos são os de gerar uma maior coesão económica, territorial e social através de um crescimento mais inteligente, sustentável e inclusivo. O catalisador em que aposta para atingir esses objectivos é do da qualificação educativa e profissional. Com efeito, um dos maiores problemas da população portuguesa face às suas congéneres europeias é o défice de educação – tanto técnica como superior – e de qualificação profissional. Para colmatar o problema e cumprir com as metas definidas do Portugal 2020, o POCH assenta a sua área de actuação em quatro grandes eixos estratégicos: a promoção do sucesso educativo – através do combate ao abandono escolar – o reforço do ensino superior e formação avançada, o reforço da aprendizagem ao longo da vida profissional e da empregabilidade e a qualidade e inovação dos sistemas de educação e formação existentes.

Em 2021, e volvidos quase sete anos desde a sua criação, saber qual a melhor forma de medir e comunicar o real impacto do POCH revela-se um exercício essencial, até porque o prazo de implementação – embora a sua execução esteja programada até 2023 – encontra-se cumprido e muitos dos projetos entretanto criados, apoiados e desenvolvidos foram concluídos. A notoriedade e o impacto mediático do programa servirão como ponto de partida para os debates, que se focarão na discrepância de reconhecimento da marca POCH entre os seus beneficiários e cidadãos em geral.

Outros temas em cima da mesa serão os de encontrar formas de diminuir essa discrepância, discutir o uso de formatos de comunicação mais inovadores e, ainda, de que forma poderá o POCH não só ampliar a visibilidade, mas também mudar a percepção quanto ao modo como aplica e faz a gestão dos fundos que lhe são atribuídos pela União Europeia. Serão estes e outros assuntos relacionados a ser debatidos na conferência do POCH, a ter lugar já no próximo dia 28 de Outubro, pelas 10 horas, na sede do Público.

Sugerir correcção
Comentar