“Se tens um sonho, por favor vai concretizá-lo”

É tímido mas há um regresso às aldeias. E como são “as pessoas que chamam as pessoas”, o mapa do interior centro é feito com rostos. Um projecto dentro de um outro mais vasto, o Mapas Natureza, da INature, que de Julho até 17 de Outubro propõe uma programação multidisciplinar para dinamizar as áreas naturais da região centro.

Foto
Ferraria de S. João CCER MAIS / MAPAS NATUREZA

Contrariando a tendência do despovoamento, a pandemia empurrou os portugueses para os meios rurais. O interior foi, subitamente, o destino favorito dos que fugiam dos aglomeramentos. Jasper e Anthonia escolheram, há um ano, a aldeia de Faia, na Serra da Estrela, como casa. Os holandeses são duas das caras que integram o Pessoas-Mapas, um “projecto dentro do projecto Mapas Natureza”, como menciona Miguel Vasco, coordenador da iniciativa. Os mentores partiram da premissa de que para se falar de um território, nada melhor do que ouvir as suas gentes. De entre outras iniciativas, destacam-se, além do Pessoas-Mapas, o Rostografia por darem, literalmente, cara ao projecto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar