Orçamentos participativos chegam aos bairros sociais para mudar a dinâmica da comunidade

O projecto Quarteira Decide foi um dos 19 escolhidos entre 840 candidaturas internacionais. O objectivo é criar dinâmicas de participação democrática e cívica em comunidades sem tradição de organização e cidadania.

Foto

Em Quarteira, há três bairros que estão a desconstruir estigmas em torno de comunidades de habitação social e da sua relação com as políticas públicas e poder local. O segredo está num projecto pioneiro de Orçamentos Participativos pensados e construídos para comunidades e moradores de bairros sociais― que na esmagadora maioria das vezes se encontram subrepresentados neste tipo de iniciativas, em que são os cidadãos a eleger o destino de verbas que lhes são disponibilizadas. Quem o nota é Nelson Dias, consultor do Banco Mundial para a execução dos OP e membro da associação Oficina, responsável pela iniciativa pioneira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários