A variante Delta está a causar sintomas novos? Especialistas confirmam alterações

Roberto Roncon, chefe dos cuidados intensivos do Hospital de São João, e Nelson Pereira, director de urgência e medicina intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João, notam uma mudança nos sintomas apresentados por quem ficou infectado recentemente. A médica internista do Hospital Beatriz Ângelo, Carla Araújo, sublinha que uma rinite alérgica não causa febre e que não estamos em altura de gripe — devendo considerar-se a covid-19 como primeira hipótese.

Foto
Freepik

Os sintomas de covid-19 aparentam estar a mudar também em Portugal: se antes a tosse seca e a perda de olfacto e paladar eram os mais habituais, agora há quem se queixe mais de dores de garganta e pingo no nariz. Especialistas ouvidos pelo PÚBLICO explicam que embora não sejam sintomas totalmente novos, são agora mais frequentes entre as pessoas infectadas pela variante Delta do novo coronavírus, actualmente predominante em Portugal. Podem parecer sinais de uma constipação ou alergia, mas os peritos advertem que, em contexto pandémico, deve descartar-se sempre primeiro a infecção.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários