A pintora teimosa

Uma antológica dedicada a Maria José Cavaco mostra um dos percursos artísticos mais singulares construídos, nas últimas décadas, a partir da Região Autónoma dos Açores. Uma artista que vê os Açores a partir desse lugar de ficção que é a pintura, meio que nunca abandona, mas a partir do qual propõe várias fracturas. Para ver no Centro de Artes Arquipélago, na Ribeira Grande, até finais de Novembro.

Foto

As pinturas de Maria José Cavaco não são uma ilha. Estão casualmente encostadas à parede, como se tivessem descido discretamente para se aproximarem de nós. Também se podem apresentar horizontalmente como uma mesa, com pés e tudo, para nos obrigar a debruçar sobre elas. Algumas surgem emolduradas em caixas com formas de prismas trapezoidais, estratagema que evita que as telas fiquem paralelas à parede. E há as que quererem enganar-nos, disfarçando-se de esculturas. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar