Na Maia, há um centro único na Península Ibérica que reabilita ouriços para os devolver à vida selvagem

O CRIDO – Centro de Recuperação e Interpretação do Ouriço, inaugurado em Junho, oficializa o trabalho que é feito, desde 2013, pela Amigos Picudos. A associação recebe centenas de pedidos de ajuda para recolher e tratar estes animais, muitos encontrados feridos e debilitados, e devolvê-los ao ecossistema.

Foto
O CRIDO atende pedidos de socorro não só da Maia, mas também de concelhos próximos Ben Derico

Quando chegou ao cuidado de Clarisse Rodrigues, o agora roliço Eric, que tem 526 gramas, pesava apenas 80. Fora encontrado nas imediações do Estádio Municipal Dr. José Vieira de Carvalho, na Maia, e teria cerca de uma semana. “Ainda não tinha nem os olhos nem os ouvidos abertos”, conta, ao PÚBLICO, a fundadora da Amigos Picudos. O dia de trabalho já chegara ao fim, mas, ao início da noite, a campainha de sua casa tocou com mais um pedido de socorro, provando que o trabalho de preservação e protecção dos ouriços selvagens é uma missão que urge cumprir a tempo inteiro. “Se o animal vem muito debilitado, não o vou deixar sozinho na incubadora na primeira noite”, justifica. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários