Glex Summit 2021: Pequenos exploradores explicam grandes acontecimentos no Mar, Terra e Espaço

António, Maria e José Maria partilham uma paixão fervorosa pelas expedições, pela História e pela Ciência. Neste vídeo, os três vestem a pele de exploradores e explicam a miúdos e graúdos a primeira ida à lua do homem, os descobrimentos portugueses e a era dos dinossauros, em contagem decrescente para o summit sobre ciência mais aguardado do ano.

Nas vésperas do Glex Summit 2021, o grande evento que vai juntar exploradores nacionais e internacionais em Lisboa e Ponta Delgada - uma organização da Expanding World e do Explorers Club de Nova Iorque -, desafiámos três crianças a falar de eventos ou expedições que marcaram a História e a Ciência. Como é a visão dos mais pequenos sobre a ida do homem à lua? Ou da época dos descobrimentos portugueses? O que sabem sobre a era dos dinossauros? E que perguntas fariam a exploradores? Oiça as respostas de António, 8 anos, Maria, 13 anos, e José Maria, 9 anos, e aprenda com aquelas que são sempre as narrativas mais genuínas: as das crianças.

Glex Summit 2021: o que há a saber?

De 6 a 8 de Julho em Lisboa, na Gare Marítima de Alcântara, e em Ponta Delgada entre 9 e 10 de Julho, no Teatro Micaelense, a elite da exploração e da ciência de todo o mundo reúne-se em Portugal para uma segunda edição do Glex Summit, sob o lema explorar e aprender, que acontece durante comemoração dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. Entre mais de 80 oradores, desde astronautas, aquanautas, astrofísicos, exploradores polares, geólogos ou biólogos, destaca-se a presença de Alan Stern, astrofísico e líder do programa New Horizons da NASA, Brian Cox, o famoso físico inglês, Sylvia Earle, a bióloga marinha, Nina Lanza, team leader da NASA que está responsável pelo Perseverance Rover na sua viagem a Marte, Fabien Cousteau, aquanauta e documentarista ou os portugueses Hugo Vau, o mais reconhecido surfista de ondas gigantes em Portugal e Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa​. Conheça o programa completo, aqui.