Tiago recolheu fundos para comprar medalha portuguesa da Primeira Guerra Mundial

Tiago Martins, lusodescendente a viver em França, lançou uma angariação de fundos para adquirir uma medalha atribuída a um soldado português na Primeira Guerra Mundial.

Foto

Tiago Martins adquiriu, com a ajuda de outros lusodescendentes, uma medalha atribuída a um soldado português na Primeira Guerra Mundial vendida em França e que agora vai integrar o espólio do Museu Municipal de Porto de Mós.

“Já tinha tentado comprar uma, mas escapou-me. Fiquei em contacto com o vendedor, especializado em artefactos de guerra, e ele encontrou outra e lancei a angariação de fundos”, explicou o lusodescendente Tiago Martins, em declarações à agência Lusa.

Ao ver à venda uma “Medalha Comemorativa das Campanhas” entregue pela República Portuguesa aos soldados portugueses que participaram na Primeira Guerra Mundial em França, o lusodescendente pensou que este objecto pertencia a um museu, mas queria provocar um movimento entre lusodescendentes.

Foto

“Eu posso pagar a medalha, mas queria mesmo que fosse um movimento de recolha de fundos porque queria sentir que não sou o único a querer coisas boas para a cultura e para a memória”, indicou.

A angariação de fundos atingiu esta semana o valor total da medalha, 326 euros, e o objecto vai agora ser entregue ao Museu Municipal de Porto de Mós, museu próximo da terra dos pais de Tiago Martins, e de onde saíram vários soldados que combateram na Primeira Guerra Mundial.

“Ficaram muito contentes e responderam-me muito rápido. Eles recebem algumas doações, mas normalmente são coisas relacionadas com a vida no campo. Coisas da Primeira Guerra Mundial são muito raras”, referiu.

Apesar de não se saber ao certo a quem foi originalmente atribuída esta medalha, o objecto tem três chapas que permitem traçar o perfil do soldado português: uma diz “França 1917-1918”, outra menciona a Batalha de la Lys, principal batalha onde participaram os contingentes portugueses, e ainda “Grande Inválido”, ou seja, foi atribuída a alguém que ficou gravemente ferido na guerra.

“Isto é muito interessante. Podemos contar uma história através desta medalha”, assegurou Tiago Martins.

A recolha de fundos foi maioritariamente apoiada por franceses de origem portuguesa que agora vão receber uma mensagem personalizada por terem ajudado na compra desta medalha e também um jornal da época e um postal.

Amante e coleccionador de artefactos portugueses, Tiago Martins é também o fundador da página Portuguese Facts, no Instagram, onde dá a conhecer a cultura portuguesa em francês, inglês e português. 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários